Com direção de Kleber Mendonça Filho, produção já lançada em terras brasileiras arrancou elogios da crítica internacional
O documentário 'Retratos Fantasmas' (2023), do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, foi incluído na lista dos melhores filmes lançados em 2023 nos Estados Unidos, elaborada por críticos de cinema do jornal The New York Times.
Escolhido para representar o Brasil na última edição do Oscar, o longa-metragem aborda a história do Recife (PE), com foco no fechamento das tradicionais salas de cinema de rua que influenciavam os comportamentos na capital pernambucana.
Embora 'Ainda Estou Aqui' (2024), de Walter Salles, esteja cotado para indicações de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (para Fernanda Torres) no Oscar do próximo ano, o filme não aparece no ranking, já que ainda não foi lançado comercialmente nos cinemas dos EUA.
O longa terá uma semana de exibição em Nova York e Los Angeles, a partir de 17 de janeiro, para se qualificar à premiação, antes de estrear nas salas de cinema de todo o país, em 14 de fevereiro.
Sobre 'Retratos Fantasmas', exibido fora de competição no Festival de Cannes 2023, a crítica Manohla Dargis, do The New York Times, descreve o documentário como "emocionante, formalmente vibrante e intelectualmente estimulante".
O filme ocupa o sexto lugar no ranking, superando produções como 'Furiosa: Uma Saga Mad Max' (2024), de George Miller, e 'Megalópolis', de Francis Ford Coppola.
A seleção do NY Times conta com duas listas, uma com o top 10 de Mahola Dargis, e outra com os favoritos de Alissa Wilkinson.
Para Dargis, os melhores filmes do último ano (ciclo 2023/2024) foram:
E assim ficou a relação de Wilkinson: