Última namorada do piloto Ayrton Senna, a então modelo Adriane Galisteu tem um papel limitado em nova série da Netflix
Publicado em 29/11/2024, às 12h38 - Atualizado em 04/12/2024, às 06h58
Em seis episódios, nova série de sucesso da plataforma de streaming Netflix, 'Senna', mergulha na trajetória daquele que se tornou um dos maiores nomes do automobilismo no mundo e um dos maiores orgulhos do Brasil: Ayrton Senna.
"De prodígio a herói da Fórmula 1, Ayrton Senna era conhecido por sua postura contra injustiça no esporte. Mas o que realmente fez dele uma lenda?", aborda a sinopse da série, já disponível.
Além da carreira de destaque do piloto, que conta com recordes impressionantes nas pistas, a produção da Netflix também se inspirou na vida íntima de Senna, que, depois de um breve casamento, se relacionou com nomes como Xuxa e Adriane Galisteu, este, seu último amor.
No entanto, chama atenção que a relação do piloto com a última namorada, então modelo, seja resumida em menos de 3 minutos de tela. Inclusive, o drama vivido por ela no funeral do companheiro, que faleceu após o trágico acidente em Ímola, na Itália, em 1994, não é abordado, o que colaborou com as críticas nas redes sociais.
Conforme repercutido pela Revista Caras, durante o funeral de Senna, uma situação peculiar chamou atenção: embora o piloto estivesse em um relacionamento com Adriane Galisteu na época de sua morte, foi Xuxa Meneghel quem recebeu o tratamento de viúva na cerimônia de despedida.
O episódio ainda chama atenção nas redes sociais. Xuxa, ex-namorada, havia mantido uma relação próxima com a família do piloto. Viviane Senna, irmã do falecido, comentou sobre essa ligação no documentário 'Xuxa', disponível no Globoplay.
"A Xuxa sempre teve esse vínculo conosco. Tanto é que foi supernatural ela ir para nossa casa, dormiu lá, o pouco que a gente dormiu naquele momento. Pessoas que tem um vínculo profundo, a gente sabe quanto tem. A gente sabe, a gente intui", afirmou Viviane.
O contraste entre a posição das duas mulheres ficou evidente nos relatos da época, como os publicados pela revista CARAS em 1994. Galisteu, que chegou apressadamente ao velório, acabou ofuscada por Xuxa. Enquanto outros presentes acompanharam o cortejo até o local da despedida em carros, a modelo foi colocada em um ônibus cheio.
Outra cena notável ocorreu quando Galisteu foi levada a sentar-se ao lado da 'rainha dos baixinhos' durante a cerimônia, uma situação que gerou desconforto visível e levou a família Senna a intervir para reposicionar as duas. A ex-namorada de Senna, então, passou a se sentar ao lado do irmão do piloto, Leonardo.
Após o sepultamento, Adriane foi retirada do veículo da família, enquanto Xuxa e Vivianne Senna entraram no automóvel, explica a revista. Além disso, a cantora permaneceu na residência da família do ex-companheiro. Em contraste, a jovem modelo, então com 21 anos, teve que deixar o local caminhando.
"Estou vivendo um pesadelo. Há momentos em que estou forte, consciente de tudo, e outros em que estou totalmente fora de mim. E me vejo de repente sozinha, perdi meu namorado", afirmou a então modelo ao O Globo na época. "Eu queria voltar dois dias no tempo e fazer alguma coisa pra impedir tudo".
Em 1996, durante entrevista à 'Paris Match', Viviane criticou a última namorada do irmão: "Se ela precisa de dinheiro, deveria trabalhar, como todo mundo, e parar de explorar a imagem de um morto", explicou ela.
A irmã de Senna também disse que ele não havia encontrado a 'mulher ideal' antes de falecer.
"Ayrton queria formar um lar, mas não tinha encontrado a mulher ideal", explicou. "Ela [Adriane] era apenas sua namoradinha do momento, como muitas outras antes dela".
Viviane também disse que evitaria comentar os 'problemas' que Galisteu teria causado a família Senna.
"Não posso evocar os problemas que essa moça causou à nossa família e que determinaram nossa posição. Pois, se o fizesse, exporia certos aspectos da vida privada de Adriane. E eu não tenho esse direito", continuou ela.
Durante o reality "Barras invisíveis", neste ano, Galisteu comentou a relação distante com a família do ex-namorado.
"Se a Viviane Senna tocar meu telefone agora e pedir para tomar um café comigo, eu largo tudo e vou lá. Eu gosto de resolver as coisas", explicou a apresentadora.
Apesar dos momentos turbulentos vividos por Galisteu na despedida de seu companheiro, até hoje não houve críticas públicas entre ela e Xuxa. Ambas mantêm um relacionamento cordial em público.
Em entrevista ao Pod CARAS, a comunicadora abordou o assunto, destacando que não há animosidade entre elas. "Eu quero deixar uma coisa bem clara aqui, eu não tenho nenhum problema com ninguém, as pessoas vão arrumando treta comigo. O caso da Xuxa é uma questão mais antiga, mas eu nunca estive com ela", explicou. "Temos vários amigos em comum... É muito louco, a gente nunca teve essa experiência [de se encontrar pessoalmente".