Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Livros

10 títulos para retomar o hábito de leitura em 2025

Com narrativas curtas e poéticas, confira indicações permitem um espaço na rotina para se dedicar ao prazer da literatura

Redação Publicado em 04/12/2024, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livros para retomar o hábito de leitura em 2025 - Divulgação
Livros para retomar o hábito de leitura em 2025 - Divulgação

Em meio à correria do dia a dia e o cansaço, pode ser difícil arrumar tempo para o lazer e atividades prazerosas, como a leitura. E para quem deseja ter mais contato com os livros em 2025, a sugestão é deixar os romances ou obras mais longas para um segundo momento e recorrer a livros com narrativas curtas, como poemas, contos e crônicas.

Com temáticas e gêneros variados, as indicações da lista abaixo apresentam infinitas possibilidades para os leitores mais enferrujados se aventurarem. Confira os títulos:

1. Nebulosas

Ainda que este livro tenha sido o único publicado pela poetisa, foi suficiente para que a autora alcançasse o reconhecimento público de figuras ilustres como Machado de Assis e o imperador Dom Pedro II. São 44 poemas cujos temas transitam entre a mulher, a natureza e a crítica social abolicionista. Esta edição traz os textos originais em versão integral, acompanhados de notas da própria autora.

Nebulosas - Divulgação

(Autora: Narcisa Amália | Editora: Via Leitura (Grupo Editorial Edipro) | Onde encontrar: Amazon)


2. Fins & Feriados

Neste livro de estreia, G. H. Oliveira se inspira em cinco datas festivas celebradas amplamente ao longo da história: Natal, Halloween, São João, Dia dos Namorados e Páscoa.

O autor cria narrativas curtas e instigantes, com elementos de realismo fantástico. Utilizando diferentes cenários e personagens, ele explora ainda sentimentos paradoxais, com tramas que trazem reflexões sobre a passagem do tempo e as mudanças da vida.

Fins & Feriados - Divulgação

(Autor: G. H. Oliveira | Editora: Clube de Autores | Onde encontrar: Amazon)


3. Devaneios da Vida

Ao longo dos 29 textos curtos que compõe o livro, a escritora Claudia Ipolito atravessa as quatro estações do ano e as emoções trazidas por cada época do ano. Na crônica "Família Paterna", ela aborda as memórias familiares da autora e retrata a imigração de seus antepassados da Itália para o Brasil no início do século XX.

Por meio de uma linguagem objetiva, ela conta a saga do bisavô Costabile e da bisavó Tereza, que enfrentaram muitos desafios como a travessia marítima e a adaptação ao  novo lar.

Devaneios da Vida - Divulgação

(Autora: Claudia Ipolito | Editora: LC Design & Editorial | Onde encontrar: Amazon e Estante Virtual.)


4. Banquete das Ideias

O psicanalista e escritor Everaldo de Deus organiza contos, crônicas e poemas em seu lançamento literário, oferecendo aos leitores um olhar renovado para as experiências humanas e históricas. Com mais de 40 reflexões compiladas, o livro transita por dores, alegrias, perdas e encantamentos vividos por todos que buscam apreciar o mundo de forma singular.

Banquete das Ideias - Divulgação

(Autor: Everaldo de Deus | Editora: Appris | Onde encontrar: Amazon)


5. À beira do Araguaia

Ao longo de 14 contos, o livro acompanha acontecimentos da vida do casal Ana e Pedro e sua família, que vivem nas margens do rio Araguaia. Sem seguir uma ordem cronológica, os textos revelam tanto aspectos comuns da vida humana quanto questões atuais ligadas à preservação do meio ambiente e a vida das comunidades ribeirinhas. Poética e regionalista, a obra é um mosaico da memória ancestral das tradições do Norte Brasileiro.

À beira do Araguaia - Divulgação

(Autor: Francisco Neto Pereira Pinto| Editora: Mercado de Letras | Onde encontrar: Amazon)


6. A Garota e o Armagedom

Com forte inspiração no movimento Surrealista, vanguarda artística do início do século XX, os 60 poemas que compõe o livro apresentam mundos fantásticos e insólitos povoados por fantasmas, bailarinos, monstros, soldados, entre outras figuras. Através de temáticas e imagens ligadas à imaginação, ao inconsciente e ao mundo dos sonhos, a obra reflete sobre amor, morte, medos e amadurecimento.

A Garota e o Armagedom - Divulgação

(Autor: Sérgio Coelho| Editora: UmLivro | Onde encontrar: Amazon)


7. Poemas de Plástico

O livro do poeta e dramaturgo Pedro Tancini vai além da abstração: suas páginas são feitas com plástico reciclado e reciclável, feito principalmente a partir de tampinhas de garrafa PET.

Desafiando estruturas padrão de um trabalho poético, os versos do livro falam de temas como a descartabilidade das relações, os efeitos do desperdício na vida psíquica, e o poder da arte dentro desse sistema.

Poemas de Plástico - Divulgação

(Autor: Pedro Tancini| Editora: Independente | Onde encontrar: Amazon)


8. A poesia cura

O diplomata e poeta Raul de Taunay – bisneto do também escritor Visconde Taunay – descreve seu livro como uma carta de amor à poesia e seu poder transformador no mundo. Dividida em três parte, a obra não apresenta apenas versos do autor, mas também uma cronologia da importância do texto poético em diferentes períodos históricos, e trechos filosóficos-existenciais sobre seu papel na renovação das esperanças.

A poesia cura - Divulgação

(Autor: Raul de Taunay| Editora: 7Letras | Onde encontrar: Amazon | 7Letras)


9. Na proa do trovão

A inspiração dos poemas de Maurício Rosa vem de Armando, seu avô materno, figura que nunca conheceu. A partir das poucas informações que recebeu de parentes, o autor realiza um exercício de genealogia e imaginação, onde reconta a vida de Armando através de versos. Sem romantizações, o livro traça um retrato relacionável de um homem comum, o tipo de biografia que não costuma entrar nos livros de história.

Na proa do trovão - Divulgação

(Autor: Maurício Rosa | Editora: Laranja Original | Onde encontrar: Laranja Original)


10. Meninos Morrem de Medo

Neste livro de contos, L. Domingos Dalabilia se inspira em autores como Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Ruan Julfo para criar narrativas de fantasia e mistério marcadas por uma atmosfera psicológica com elementos insólitos.

Entre os destaques da obra, está "Almas despedaçadas", que relata o destino de imigrantes italianos que chegaram ao extremo sul do Brasil e se estabeleceram um local inóspito, enfrentando diversos desafios.

Meninos Morrem de Medo - Divulgação

(Autor: L. Domingos Dalabilia | Editora: Editora Albatroz | Onde encontrar: Amazon Livraria Martins Fontes | Editora Albatroz)