Uma das séries mais assistidas por brasileiros na Netflix, Respira chama atenção ao mostrar um hospital que lida com obstáculos diários
Publicado em 02/09/2024, às 19h00 - Atualizado em 03/09/2024, às 18h15
Lançada recentemente pela plataforma de streaming Netflix, a série "Respira" vem chamando grande atenção dos assinantes. Nos episódios, os assinantes acompanham a realidade caótica de um hospital público localizado em Valência, na Espanha.
"Uma equipe de profissionais de saúde se dedica a salvar vidas em um hospital público movimentado, onde as tensões e o romance deixam o coração de todos acelerado", explica a sinopse da Netflix.
Nos episódios, o público acompanha médicos que trabalham freneticamente no pronto-socorro, lidando com baixo salários, equipamentos ruins e falta de recursos cruciais.
Com a pressão diária, todos eles trabalham cada vez mais no limite. Tudo muda, entretanto, com o registro de uma paciente ilustre, que se torna estopim para uma greve dramática.
Evidenciando a saúde pública, um tópico que causa debate em diferentes países, muitos podem se perguntar se os episódios de "Respira" são baseados em uma história verdadeira.
Embora retrate um tema real e marcado por obstáculos, a produção da Netflix não é baseada em uma história verdadeira. Ainda assim, o elenco de "Respira" procurou inspiração em fatos.
"Trabalhando com um vizinho que é médico, eu encontrei os problemas reais destacados por esta produção: nosso sistema público de saúde, que devemos proteger ou pode estar em risco", explicou à Vogue Alfonso Bassave, que interpreta um dos médicos. "É um dos principais temas da série, e certamente algo com o qual o público vai ter empatia e debater".
Já Carlos Montero, diretor, disse que a personagem Patricia Segura, interpretada pela atriz Najwa Nimri, foi inspirada em políticos populistas, no entanto, não existe uma única figura que tenha servido de inspiração para a série da Netflix, explica o portal Spoiler.
Conforme o diretor, a produção se baseia em questão amplas que representam obstáculos para o sistema de saúde da Espanha e não numa história real específica.