Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Vaso chinês

Relembre o vaso chinês de 2 mil anos encontrado com líquido

Escavações realizadas em 2020 na província chinesa de Henan revelaram antigo vaso de bronze contendo 5,2 litros de um líquido

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 18/08/2024, às 14h00 - Atualizado em 21/08/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vaso em formato de cisne encontrado na China - Divulgação/Sanmenxia Archaeology
Vaso em formato de cisne encontrado na China - Divulgação/Sanmenxia Archaeology

O ano de 2020 ficou marcado por uma notável descoberta realizada por arqueólogos chineses na província de Henan, no centro da China. Durante as escavações em uma antiga tumba, os pesquisadores se depararam com um vaso de bronze de 2 mil anos que ainda continha 5,2 litros de um líquido misterioso de cor marrom. A descoberta ocorreu em Sanmenxia, onde a equipe estava envolvida em um projeto de reforma.

Na época, uma amostra do líquido foi imediatamente enviada a Pequim para testes, a fim de determinar sua composição e possível função no passado.

Como destacou o portal China.org, os pesquisadores acreditam que a descoberta seria capaz de fornecer novas informações sobre as tradições e o simbolismo na antiga China.

A descoberta

O vaso foi descoberto enquanto os arqueólogos examinavam o local como parte de um projeto de reforma. Zhu Xiaodong, vice-chefe do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Sanmenxia, informou que este é o primeiro artefato desse tipo encontrado na cidade.

Líquido encontrado dentro do recipiente em formato de cisne / Crédito: Divulgação/Sanmenxia Archaeology

Acredita-se que a tumba, pelo seu formato, tenha sido construída na transição entre a dinastia Qin (221 a.C. - 207 a.C.) e a dinastia Han (202 a.C. - 220 a.C.), possivelmente para abrigar os restos mortais de um funcionário de baixo escalão. Este período foi crucial para o desenvolvimento da China, que acabara de ser unificada.

Design intrigante

O design do vaso intrigou os cientistas, que convocaram um especialista para ajudar na identificação. Gao Ruyi, um veterinário sênior de um parque natural local, observou que "o design se assemelha ao de um cisne-branco", sugerindo que os artesãos antigos talvez tenham estudado minuciosamente os animais para criar um objeto tão realista.

Podemos estimar que cisnes podem ter aparecido em Sanmenxia durante o final das dinastias Qin e início de Han", disse Zhu., de acordo com o portal China.org.
Outros artefatos foram encontrados no local / Crédito: Divulgação/Sanmenxia Archaeology

+ 2 mil anos: Vinho mais antigo do mundo é encontrado em urna funerária romana

Outros objetos

Além do vaso, a equipe de especialistas encontrou outros itens feitos de bronze, incluindo um capacete e uma bacia. Também foram encontradas espadas de ferro e peças de jade, conforme relatado pelo site Archaeology.org.

Embora a razão para esses itens terem sido enterrados juntos ainda seja incerta, é provável que isso esteja relacionado à crença de que seriam utilizados pelos falecidos na vida após a morte.