Conheça esse bioma brasileiro e o desastre ambiental pelo qual ele tem passado em 2020
Embora seja o menor bioma brasileiro em extensão, os 150 mil quilômetros quadrados que formam o Pantanal o tornam a maior planície de inundação do mundo. Devido à sua enorme biodiversidade de fauna e flora, o Pantanal foi considerado pela UNESCO um “Patrimônio Natural Mundial”, e “Reserva da Biosfera”.
Em 2020, no entanto, esse importante ecossistema está sendo alvo de incêndios devastadores. 2 mil quilômetros quadrados já foram destruídos só nesse ano, uma área equivalente a dez vezes as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntos.
Embora ocorram queimadas todos os anos, esse está sendo particularmente destrutivo. Segundo uma reportagem do Estadão, entre janeiro e agosto de 2020 houveram tantos focos de incêndio no Pantanal quanto nos os últimos seis anos somados.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou em imagens de satélite o denso corredor de fumaça que paira sobre quatro estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas) e vêm se aproximando do sudeste do país.
No momento, uma equipe de 136 pessoas, incluindo bombeiros e militares, e contando com o auxílio de aviões, estão tentando controlar o fogo, para impedir que os estragos aumentem ainda mais.
O imenso bioma
Esse bioma é caracterizado por sua sazonalidade: Possui verões úmidos, caracterizados por chuvas torrenciais, durante o qual ocorre o alagamento das planícies. Já os invernos são de seca, fazendo com que os rios evaporem e um terreno pantanoso seja deixado para trás.
A vegetação pantaneira é heterogênea, não se contendo a um tipo só, ela mistura plantas de outros quatro biomas brasileiros diferentes: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica.
O Pantanal é lar de 650 espécies de aves, 263 tipos de peixes e 123 espécies de mamíferos. Dentre esses, existem algumas já ameaçadas de extinção, como a arara-azul, a onça-pintada e o cervo-do-pantanal. Existem também inúmeros répteis, e até 1100 espécies de borboletas.
Porque o Pantanal queima?
O bioma mato-grossense vem sofrendo diminuições significativas desde os anos 90, sendo a expansão do agronegócio no local uma das maiores causas do seu desmatamento, com as planícies características da região sendo convertidas em pastos.
“Muitas dessas queimadas estão ligadas à prática agrícola do uso do fogo, que, infelizmente, é cultural em nossa região. É uma situação que tem se expandido, porque o Governo Federal fortalece a sensação de impunidade”, comentou biólogo André Luiz Siqueira, em entrevista à BBC.
Outras instituições confirmam a explicação do biólogo: o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT), que foi criado através de uma parceria do Governo do Estado do Mato Grosso com o Ministério do Meio Ambiente, fez uma investigação em que concluiu que os incêndios que atingiram o Pantanal nos últimos meses teriam sido provocados por ação humana e intencionais.
+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I
Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r
Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA
Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W