Saiba onde se encontram os restos mortais de alguns dos mais importantes do período
Diversas figuras desempenham papéis decisivos ao longo da história do Brasil e alguns nomes que compreendem o Brasil Império, certamente, então entre os nomes mais notáveis. Desde chegada de D. João VI com a família real, em 1808, até o exílio de D. Pedro II com a Proclamação da República em 1889, os brasileiros acompanharam de perto os acontecimentos que envolviam a realeza.
Hoje, passados tantos anos, muitos devem se perguntar: onde se encontram sepultadas essas grandes figuras da história?
Pensando nisso, o AH separou informações sobre nove pessoas que fizeram parte do período e se destacaram nos livros.
Confira a seguir.
O primeiro imperador do Brasil, que reinou entre 1822 e 1831, morreu em 24 de setembro de 1834 em razão de uma tuberculose. Seus restos mortais estão guardados na cripta do Monumento à Independência, localizado no Museu do Ipiranga, em São Paulo.
A primeira imperatriz também morreu jovem. Ela tinha 29 anos quando, em 11 de dezembro de 1826, não resistiu a uma infecção generalizada que surgiu após um aborto espontâneo. Ela descansa junto ao esposo, Pedro I, na cripta do Museu Paulista.
Segundo o Mundo Educação, o pai de Pedro I morreu em seu palácio em Lisboa no dia 10 de março de 1826. Ele foi sepultado no mausoléu dos reis de Portugal, que fica no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.
A rainha Carlota Joaquina faleceu no Palácio Nacional de Queluz no dia 7 de janeiro de 1830. Ela descansa ao lado do marido, no mausoléu dos reis de Portugal, em Lisboa.
O Rei de Portugal e dos Algarves, irmão de nosso primeiro imperador, morreu aos 65 anos de idade no dia 14 de novembro de 1866 em Queluz. Ele jaz no Mosteiro de São Vicente de Fora desde 1967.
Domitilamorreu prestes a completar 70 anos, no dia 3 de novembro de 1867 em seu solar, em São Paulo. Segundo o site Museu da Cidade, sua morte se deu em razão de uma enteroculite aguda. Ela está enterrada no Cemitério da Consolação, na capital paulista.
Conforme o Brasil Escola, a morte do segundo imperador do Brasil se deu na França, no dia 5 de dezembro de 1891 e, assim como seu pai, Pedro II faleceu de pneumonia. Seu corpo encontra-se no Mausoléu Imperial, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.
A imperatriz morreu no Porto, em Portugal, em 28 de dezembro de 1889, vítima de uma parada respiratória. Sua morte ocorreu aos 67 anos de idade, pouco depois de ter sido exilada. Ela descansa ao lado do marido no Mausoléu Imperial.
Assim como seus pais, a princesa que assinou a Lei Áurea morreu no exílio, no castelo d'Eu, em Paris. Sua morte ocorreu no dia 14 de novembro de 1921, aos 75 anos. Seu corpo também de encontra hoje em Petrópolis.