Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

O casal britânico que reformou a cozinha e descobriu um tesouro do século 17

Em 2023, Robert e Betty Fooks descobriram, na cozinha de sua residência, na Inglaterra, um tesouro com mais de mil moedas do século 17

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 04/08/2024, às 09h00 - Atualizado em 26/08/2024, às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Moedas encontradas durante reformas em cozinha na Inglaterra - Divulgação/Duke's Auctioneers
Moedas encontradas durante reformas em cozinha na Inglaterra - Divulgação/Duke's Auctioneers

Durante reforma realizada na cozinha de sua casa, no condado de Dorset, na Inglaterra, o casal britânico Robert e Betty Fooks se deparou com uma bela surpresa, em outubro de 2023. Ali, havia um grande tesouro datado de meados do século 17.

E quando é dito que o tesouro é "grande", não é à toa: ali, havia mais de mil moedas de prata e ouro, que teriam sido escondidas durante a Guerra Civil Inglesa (entre 1642 e 1646).

No último mês de abril, as moedas foram vendidas em leilão pela Duke's Auctioneers, por um valor de mais de 60,7 mil libras esterlinas (cerca de R$ 446 mil, na cotação atual). Relembre a curiosa descoberta!

Descoberta inusitada

Conforme divulgado pela Duke's Auctioneers em comunicado, "o imóvel foi adquirido pelos atuais proprietários em 2019, e estes iniciaram um extenso projeto de renovação". Foi durante esse projeto que, enquanto escavava a cozinha com uma picareta, um dos proprietários encontrou o tesouro.

O moderno piso de concreto foi removido e o piso escavado em quase 60 centímetros para proporcionar maior altura ao andar de baixo da propriedade. Em algumas áreas havia lajes antigas sob o concreto, mas a área onde as moedas foram encontradas era de terra nua", explicou a Duke's.
Área em que foi realizada descoberta, e tigela com moedas escondidas / Crédito: Divulgação/Duke's Auctioneers

Depois que Robert e Betty Fooks removeram aquela parte do solo, se depararam com uma tigela de cerâmica esmaltada, e cheia de moedas. Infelizmente, o objeto estava quebrado — e não se sabe se isso ocorreu devido à reforma ou se já estava assim antes de ser descoberta.

Tesouro raro

Logo em seguida, as moedas foram encaminhadas ao Museu Britânico, onde foram limpas e identificadas. Os pesquisadores apontaram que elas provavelmente foram depositadas de uma única vez no local, em alguma ocasião entre 1642 e 1644. As moedas iam de seis centavos de libras esterlinas, e até uma moeda de ouro equivalente a uma libra).

Outro detalhe sobre as moedas, é que todas retratavam, ainda bem visivelmente, os rostos de uma série de monarcas que governaram entre 1547 e 1649, incluindo Eduardo VI, Maria I e seu marido, Filipe II de Espanha, Elizabeth I, Jaime I e Carlos I.

Se não tivéssemos rebaixado o piso, elas [as moedas] ainda estariam escondidas lá. Presumo que a pessoa pretendia recuperá-las, mas nunca teve a chance", explicou Betty Fooks ao The Guardian.
Moeda de ouro representando o rei Carlos I descoberta / Crédito: Divulgação/Duke's Auctioneers

Contexto

O período em que o tesouro foi enterrado, a Guerra Civil Inglesa, foi marcado pela derradeira execução do rei Carlos I, estabelecendo assim a nova república inglesa. Para moradores comuns do Reino Unido, nessa época, esse cenário conflituoso foi também bastante complicado para se viver.

"Se você fosse um monarquista ou suspeito de ser monarquista, poderia ter suas propriedades sequestradas (apreendidas) pelo lado parlamentar e vice-versa", explica ao Live ScienceWaseem Ahmed, doutorando em história da Universidade College London. Portanto, não é tão surpreendente que, nessa época, pessoas escondessem seu dinheiro.