Valerie Szybala viralizou após usar um dispositivo de rastreamento para descobrir a localização de sua bagagem perdida
Em 28 de dezembro de 2022, Valerie Szybalavoltou de avião para os Estados Unidos, onde mora, após uma viagem de férias de um mês no exterior. Sua mala, todavia, não voltou com ela.
Ela pousou no aeroporto Reagan, que fica localizado em Washington, capital do território norte-americano, e rapidamente descobriu que o local estava mergulhado em caos por conta dos problemas gerados pelo inverno rigoroso que se abateu sobre o país.
Assim, quando Szybala não conseguiu encontrar sua bagagem, precisou recorrer ao aplicativo da companhia aérea com o qual tinha voado, pois não haviam sequer funcionários disponíveis à vista para atendê-la.
Tratava-se apenas de um atraso, felizmente: a mala chegou ao aeroporto no dia seguinte, conforme informado pela plataforma. A norte-americana recebeu então a opção de ir buscar seus pertences, ou recebê-los em casa. Como a segunda alternativa parecia mais prática, acabou sendo aquela selecionada por Valerie, que posteriormente iria se arrepender amargamente de sua decisão.
Isso, pois sua bagagem estava prestes a dar um passeio de várias dias pela cidade de Washington, tudo enquanto os funcionários da United Airlines, a empresa responsável pelo seu voo, lhe prometiam que o objeto estava, na verdade, são e salvo no Centro de Serviço de Delivery aguardando para ser entregue.
O motivo pelo qual Szybala sabia que estavam mentindo, por sua vez, é o fato de ter se preparado para aquela exata situação. Antes de embarcar em sua viagem, a mulher comprou um Airtag, que é um dispositivo de rastreamento da Apple, e deixou dentro da mala.
Era apenas uma medida preventiva — ela tinha ouvido falar que o equipamento poderia ser útil no caso de bagagem extraviada, ajudando a pessoa a recuperar seus pertences. Mal sabia Valerie que estava prestes a viver isso, na prática.
Durante os quatro dias seguintes, ela acompanhou remotamente enquanto sua mala ia no McDonald's, depois em um supermercado, um shopping center (nesse caso, duas vezes), e, ao fim de cada dia, voltava para um complexo de apartamentos.
Szybala chegou a visitar o condomínio, ao que, para sua surpresa, descobriu várias bagagens vazias do lado de uma lixeira de rua.
Ela tentou esclarecer a situação com a United Airlines repetidamente, aguentando uma fila de espera de horas para poder trocar algumas mensagens com um funcionário no aplicativo, mas continuava ouvindo que seus bens estavam seguros no Centro de Serviço de Delivery.
Foi aí que, frustrada, a estadunidense decidiu levar sua história para as redes sociais, onde usou sua conta no Twitter para construir uma thread que rapidamente viralizou. Até a publicação desta matéria, 23,3 milhões de usuários tinham visualizado sua primeira postagem a respeito do caso.
Valerie Szybala conseguiu não apenas chamar a atenção da internet para o perrengue que vivia com a United Airlines, mas também da imprensa local. Foi apenas quando visitou o complexo residencial acompanhada de repórteres e uma equipe de filmagem no dia 2 de janeiro que conseguiu recuperar sua bagagem perdida.
A entrega foi descrita pela mulher como "estranha", segundo contado por ela para os muitos internautas que acompanhavam a história: um homem mandou uma mensagem para seu celular dizendo ser o encarregado de fazer o delivery. Ele pediu desculpas pela demora, dizendo ter levado o objeto para o endereço errado por engano.
Szybala imediatamente ligou para o número dizendo onde estava, e foi então que conseguiu ter sua aguardada reunião com a mala (que, felizmente, estava lacrada).
Não sei se esse cara [o entregador] estava dizendo a verdade, eu suspeito que não. Nada que ouvi desse cara ou da United explica porque minha mala passou 3 dias na garagem de um complexo de apartamentos com excursões ocasionais para o shopping. Eu ainda quero respostas", afirmou ela em uma das últimas publicações de sua thread viral no Twitter.