O lendário embate entre as bandas causou um tumulto no aeroporto de Fortaleza, em 2004
No início dos anos 2000, duas bandas de rock nacional alcançaram renomes na indústria fonográfica nacional, mas de maneiras distintas; de um lado estava o Charlie Brown Jr., banda de Santos, no litoral paulista, liderada por Alexandre Abrão, popularmente conhecido como Chorão.
Com um som inspirado no hardcore e ska californiano, era a principal disseminadora do skateboard em terras tupiniquins, com composições enérgicas sobre o cotidiano do jovem brasileiro.
Por outro lado, os Los Hermanos de Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante adquiriram um status cult no início da década; deixando de lado seu maior sucesso comercial, “Anna Júlia”, lançaram discos mais intimistas e melódicos sobre relacionamentos, além da identidade visual e canções bem mais tranquilas que a da primeira citada.
Amplamente executadas em rádios e na extinta MTV Brasil, as bandas se colidiram após uma intriga gerada por uma publicidade; em uma entrevista na revista Oi, Camelo criticou a postura de Chorão ao estrelar um comercial de uma marca multinacional de refrigerantes, como noticiou a Folha.
“’Esse negócio de fazer comercial para a Coca-Cola é um desdobramento da indústria. A gente rejeita esse negócio de vender atitude. A gente só faz o que se sente confortável em fazer. [...] Não estamos dispostos a emprestar nosso prestígio para nada”, afirmou o membro dos Los Hermanos, dando início a uma briga histórica.
Chorão deu o seu lado para o programa Ensaio, da TV Cultura, explicando que, constantemente era atacado pelo músico, que usava o Charlie Brown Jr. como "referência do que não era bom", descrevendo os comentários constantes como uma perseguição. Contudo, tentou conversar com Marcelo durante uma premiação.
"Eu falei com ele, falei: 'Gostaria que você parasse, até porque você não me conhece' [...] E ele se mostrou super solícito no dia — o que foi uma grande falsidade. [...] Na minha cabeça, a gente tinha se entendido cordialmente, não se levantou a voz", explicou Chorão.
Na mesma entrevista, o artista disse que os comentários prosseguiram, incluindo uma ligação de Camelo direto ao cantor afirmando que os comentários eram "para repensar a sua vida", revoltando o músico, que descreveu o gesto como uma "arrogância". O novo encontro só viria a ocorrer em 2 de julho de 2004.
Foi no saguão do aeroporto de Fortaleza que Chorão desferiu uma cabeçada contra o artista e, enquanto esteve desnorteado, sofreu um soco na face. De acordo com Tadeu Patolla, produtor do Charlie Brown Jr., o guitarrista dos Los Hermanos, Rodrigo Amarante, não deixou barato e defendeu o amigo com um soco contra Chorão.
Patolla disse que o soco de Amarante foi capaz de rasgar a língua de Chorão. Marcelo, por outro lado, ficou com um hematoma no olho esquerdo, sendo conduzidos para a enfermaria do aeroporto antes de prosseguir viagem e, posteriormente, realizar o show marcado.
A exaltação de ânimos rendeu um processo da produtora Amor e Folia, dos Los Hermanos, contra o músico paulista, exigindo R$ 43 mil para compensar cancelamentos da agenda do conjunto após o soco, com vitória inicial a Camelo, como informa o R7.
Na ocasião, no entanto, o juiz classificou a ocasião como de "culpa concorrente" — as duas partes tiveram culpa na briga — possibilitando o recurso. Com o caso transferido para São Paulo, continuou em tramitação até depois do falecimento de Chorão, em 2013, tendo sua última atualização divulgada em 2015.
+Saiba mais sobre esse assunto em grandes obras disponíveis na Amazon:
Como Ouvir e Entender Música, de Aaron Copland (2017) - https://amzn.to/3c8V7ht
Falando de música, de Leandro Oliveira (2020) - https://amzn.to/2xkz6O5
As raízes do rock, de Florent Mazzoleni (2014) - https://amzn.to/2QKcltX
Breve História do Rock, de Ayrton Mugnaini Jr. (2007) - https://amzn.to/2uuJ6Cu
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W