Atacado por submarino alemão durante a Segunda Guerra, navio afundou deixando 835 mortos - entre homens e crianças
Imagens da destruição do navio britânico HSM Royal Oak foram divulgadas como comemoração para o 80º aniversário de seu naufrágio. As fotografias fazem parte do projeto Royal Oak 80 Survey Team, e foram reunidas por mergulhadores que usaram técnicas de realidade virtual em 3D.
O navio britânico foi atacado por um submarino alemão em 1939, e muitos dos 835 tripulantes mortos eram garotos. Espera-se que, com as imagens hiper-realistas, o episódio do naufrágio não seja esquecido. Segundo a organizadora da pesquisa, Emily Turton, "Usando essas novas técnicas, conseguimos criar uma única imagem da área, e é impressionante ver a escala da devastação".
Junto à divulgação das imagens, 835 flores também serão espalhadas no mar para cada uma das vítimas. "Ao contrário dos campos de batalha, como as praias de desembarque do dia D da Normandia, as sepulturas de guerra navais são menos acessíveis para a maioria das pessoas e são mais facilmente esquecidas", afirmou a tenente Jen Smith.
"Por baixo das ondas, é difícil para as gerações atuais imaginar o significado desses locais e a escala de tal perda", completou ela.