Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Museus

Do Louvre ao Museu Nacional: 5 museus que você pode conhecer no Google

Hoje, não é mais uma necessidade fazer longas viagens pelo mundo para conhecer obras de arte e a história de museus pelo mundo; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 25/08/2024, às 09h00 - Atualizado em 27/08/2024, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de 1986 do interior do Museu do Louvre, em Paris, na França - Getty Images
Fotografia de 1986 do interior do Museu do Louvre, em Paris, na França - Getty Images

Por todo o mundo, há uma infinidade de museus dos temas mais variados, que vão desde arte a história natural, paleontologia, ou mesmo assuntos inusitados. Infelizmente, nem todos têm a oportunidade de conhecer esses locais.

Porém, graças às tecnologias, esse cenário se diversifica e pode mudar ainda mais com o tempo. Hoje, a ideia de visitar museus e cavernas sem sair de casa é menos absurda, graças às tecnologias de realidade aumentada e simulações em 3D, que permitem conhecer diferentes lugares a partir de nossos computadores e celulares.

Confira a seguir 5 exemplos de exposições e museus que podem ser explorados virtualmente:

1. Museu do Louvre

Pátio do Museu do Louvre / Crédito: Getty Images

Localizado em Paris, na França, o Museu do Louvre é o mais visitado do último ano. Não à toa, lá podem ser encontradas obras famosas e importantes, como a "Vênus de Milo", "A Coroação de Napoleão", "A Liberdade guiando o povo", a "Virgem das Rochas" e, com destaque, a "Mona Lisa".

Felizmente, no site do próprio Louvre é possível encontrar uma aba para explorá-lo virtualmente, o que possibilita visitar salas e galerias do museu, bem como admirar a arquitetura do palácio e conhecer a várias exposições, como a experiência de realidade virtual "Mona Lisa Beyong the Glass".


2. Civilização maia

Digitalização em 3D de molde de gesso da Escada Hieroglífica de Palenque / Crédito: Reprodução

Em uma parceria entre o Museu Britânico e o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México, foi lançada a coleção "Explorando o mundo Maia - Uma viagem ao passado com arte antiga, exploradores virorianos e tecnologia digital".

A exposição virtual, por sua vez, conta com a digitalização em 3D de moldes de gesso que formam a Escada Hieroglífica de Palenque, que hoje está no Museu Britânico. Além disso, também há outras exposições, editoriais, vídeos e a recriação digital de mais de 660 peças maias recuperadas.


3. Palácio de Versalhes

Salão dos Espelhos, no Palácio de Versalhes / Crédito: Foto por Myrabella pelo Wikimedia Commons

Mais uma vez na França, o Palácio de Versalhes se tornou, ao longo da História, um símbolo da monarquia absolutista do rei Luíx XIV, o Rei Sol, e também abriga várias obras de arte emblemáticas. E, através do Art Camera, várias obras foram digitalizadas e podem ser vistas mesmo por quem nunca pisou na França.

Em uma experiência imersiva de 360 graus, com áudio em inglês guiando o usuário, é possível conhecer seis das salas mais impressionantes do palácio, como a Casa de Ópera Real e a Sala de Coroação. Além disso, também é possível fazer outra visita mais abrangente, passando por 21 salas e 36 mil metros quadrados de superfícies internas.


4. Anne Frank

Fotografia de escola de Anne Frank / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Uma parceria entre a Fundação Anne Frank e o Google Arts & Culture originou uma exposição online com cinco imagens internas e em 360 graus da Merwedeplein 37-2, a antiga casa da família de Anne Frank, localizada em Amsterdã, na Holanda.

No tour virtual, o imóvel foi restaurado no estilo original da década de 1930, incluindo até mesmo o quarto que a jovem Anne dividia com sua irmã, Margot. Além disso, é possível observar uma série de documentos sobre a vida da jovem judia, incluindo o único vídeo conhecido em que ela aparece, filmado durante um casamento, e também a única fotografia em que ela está junto aos pais e à irmã.

5. Museu Nacional

Fachada do museu nacional restaurada / Crédito: Reprodução/Vídeo/Museu Nacional UFRJ

Em 2018, o Brasil sofreu uma das perdas mais trágicas em seus tesouros históricos com o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que em breve retornará normalmente às atividades. Felizmente, apesar da destruição, existe um tour virtual por oito exposições montadas no local, com base em imagens do Google Street View, na plataforma do Google Arts & Culture.

Ao todo, é possível observar 164 fotos dos artefatos mais famosos da instituição, incluindo o crânio de Luzia — o mais antigo hominídeo já encontrado nas Américas —, uma réplica de Titanossauro e o Meteorito de Bendegó, o maior já encontrado aqui no Brasil.