Em 2013, a então rainha Beatrix da Holanda, tomou uma decisão em prol de seu filho mais velho; entenda
A família real britânica já tem lugar fixo no imaginário popular, principalmente pela emblemática imagem da monarca mais famosa do mundo, rainha Elizabeth II, de 95 anos. No entanto, a monarquia constitucional do Reino Unido não é a única.
Apesar de ser menos comentado, o sistema de monarquia constitucional independente dos Países Baixos também está de pé.
Atualmente comandada pelo rei Willem-Alexander, a família real da Holanda passou por algumas mudanças nos últimos dez anos, com a abdicação da então rainha, Beatrix para que seu filho mais velho pudesse assumir.
Em 31 de janeiro de 1938, em Baarn, na Holanda, nascia a princesa Beatrix Wilhelmina Armgard, primeira filha da rainha Juliana e do rei consorte, príncipe Bernhard de Lippe-Biesterfeld.
Antes de assumir o papel de rainha, Beatrix, atualmente com 84 anos, se casou com o diplomata alemão Claus von Amsberg. O casal teve três filhos: Willem-Alexander, Príncipe Friso de Orange-Nassau e Príncipe Constantijn da Holanda.
Em 1980, antes de sofrer com sua saúde mental e parar de reconhecer a própria família, a rainha Juliana abdicou ao trono e Beatrix assumiu a função de rainha.
O novo reinado foi marcado pela aproximação da rainha com seu povo. Mas, também foi o primeiro a ser abertamente criticado pela imprensa local, que passou a questionar constantemente a continuidade da monarquia.
Após 33 anos como rainha, assim como sua mãe, Beatrix também decidiu abdicar de seus poderes, cedendo seu trono ao filho mais velho, Willem-Alexander.
Muitos discutem se o mesmo será feito no Reino Unido, pela rainha Elizabeth II, que aos 95 anos comemorou recentemente os 70 anos de seu reinado. O herdeiro direto do trono, príncipe Charles, está com 73 anos de idade.
No caso holandês, aos 75 anos de idade, a então rainha da Holanda assinou sua abdicação visivelmente emocionada, em 30 de abril de 2013; como noticiou o portal g1 na época.
Na ocasião, a decisão foi justificada pelo fato de seu filho mais velho integrar uma nova geração:
Dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta função [...] Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo", disse a agora princesa Beatrix, em seu discurso.
No dia do evento, milhares de holandeses se reuniram na praça em frente ao Palácio Real para se despedirem da amada rainha. Foi assim que aos 46 anos, Willem-Alexander, tornou-se o primeiro homem a assumir o trono da Holanda, em 123 anos.
Em sua vida pessoal, ele já trouxe novidades, por ser um dos primeiros a se casar por amor e com uma mulher não holandesa, a rainha consorte, Máxima, nascida na Argentina.
Quanto ao seu reinado, a aprovação popular quando assumiu o trono era de 69%. No entanto, em meio à pandemia de Covid-19, no ano de 2020, a família real holandesa viu sua popularidade cair.
Na época, eles foram criticados por viajarem para Grécia e fazerem uma festa para a princesa Amalia, quando as regras de lockdown ainda estavam em vigor na Holanda. Após a repercussão negativa, o rei pediu desculpas publicamente por seus atos.