Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Alpinista

22 anos depois: A reação da família do alpinista encontrado mumificado

Depois de 22 anos, familiares de William Stampfl receberam uma notícia reconfortante e angustiante; o corpo do alpinista foi encontrado em montanha

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 12/07/2024, às 21h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Documento do alpinista - Polícia Nacional del Peru
Documento do alpinista - Polícia Nacional del Peru

Depois de 22 anos, os familiares do alpinista William Stampfl receberam uma notícia que divide sentimentos. Desaparecido após escalar uma montanha no Peru, seu corpo foi encontrado mumificado como resultado do derretimento das geleiras. 

Ele, que tinha 58 anos, sumiu em junho de 2002. Na ocasião, ele se encontrava no Huascarán, que tem aproximadamente 6.757 metros, quando foi surpreendido por uma avalanche de neve.

Naquele momento, estava acompanhado de outros dois alpinistas: Steve Erskine e Matthew Richardson. Ao lado dos amigos, William carregava 27 kg num trajeto que seria finalizado em sete dias.

O destino de seu cadáver só deixou de ser um mistério no último dia 27, quando dois irmãos, Ryan Cooper e Welsey Waren, escalavam a montanha em questão. Ao encontrar o documento nas vestimentas do corpo, Cooper entrou em contato com sua esposa, que deveria ajudá-lo a encontrar os familiares.

Pertences do alpinista - Divulgação

Familiares desabafam

Felizmente, foi possível encontrar Joseph, filho do alpinista. Assim, enviou registros fotográficos dos pertences do falecido. Para ele, a notícia foi 'chocante' depois de tantos anos, contudo, se esforça para que o corpo do pai retorne o mais rápido possível para os Estados Unidos. 

"Depois de 22 anos... fiquei um pouco chocado, demorou um pouco para processar tudo", afirmou Joseph, enfatizando "agora é hora de trazê-lo para casa, espero".

Já Jennifer, a filha de Stampfl, disse que ficou 'feliz' com o desdobramento, que, infelizmente, reabriu uma ferida.

Meu coração simplesmente afundou. Depois de 22 anos, eu estava bem com o fato de ele estar lá. Ele faz parte da montanha. Como se nunca fossemos recuperá-lo. O fato de o terem encontrado abriu todas as feridas", desabafou ela à CNN.

Já Janet Stampfl, esposa do homem, acreditava que seus restos mortais não seriam encontrados. "Não há preparação para que o seu marido seja morto instantaneamente. [O corpo ser encontrado] É uma resposta a tantas orações de tantas pessoas", explicou Janet.

William em vida - Arquivo pessoal

A descoberta

O corpo foi encontrado como consequência do derretimento das geleiras, resultado das drásticas mudanças climáticas, um cenário que a Cordilheira dos Andes peruanos encara. 

Com o gelo, as roupas do alpinista foram preservadas, assim como o arnês e bota, mostram imagens divulgadas pelas autoridades.