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Matérias / Avião

Encontrado por alpinistas: O avião que desapareceu por mais de 50 anos

Partindo de Buenos Aires, aeronave avisou torre de comando que pousaria em minutos em aeroporto de Santiago, contudo, desapareceu por décadas

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
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Publicado em 19/06/2024, às 19h00 - Atualizado em 22/06/2024, às 13h05

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Imagem meramente ilustrativa - Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay

O lançamento de 'A Sociedade da Neve' pela Netflix, em dezembro do ano passado, resgatou uma terrível tragédia aérea de 1972, quando um avião que partiu do Uruguai, com destino ao Chile, colidiu com uma geleira na Cordilheira dos Andes. 

A tragédia só terminou depois de 72 dias. E, apesar do ambiente extremamente desfavorável, 29 dos 45 passageiros sobreviveram. Não por acaso, o episódio ficou conhecido como 'O Milagre dos Andes'. 

Mas, este não foi o único acidente ocorrido nos Andes. A cordilheira já havia feito outras vítimas em 1947, contudo, a tragédia foi bem mais envolta em mistérios e demorou mais de meio século para ser desvendada

O sumiço

A história começou no dia 2 de agosto de 1947, quando o voo CS59 da British South American Airways, partiu de Buenos Aires com destino ao aeroporto de Los Cerrillos, na cidade de Santiago, no Chile, levando seis passageiros e cinco tripulantes.

Às 17h41, a equipe de comando da Stardust, como havia sido batizada a aeronave, contactou, via rádio, a torre de controle do aeroporto, informando que, em cerca de quatro minutos, o avião pousaria, no entanto,isso jamais aconteceu.

A aaeronave do vôo CS59/ Crédito: San Diego Air & Space Museum

Nos minutos seguintes, não houve mais contato e nem sequer um sinal pedindo por socorro ou avisando sobre um eventual problema. Para tornar a situação ainda mais delirante, quase que imediatamente após o sumiço do avião, um Avro Lancastrian, foram organizadas operações de busca. Mas nenhum destroço foi localizado. O avião havia desaparecido!

Como recorda a BBC, o caso por si só já havia se tornado um grande mistério, mas todo o contexto da época o deixou ainda maior. Afinal, pouco depois, a mesma empresa aérea sofreu com outros dois acidentes de seus aviões. 

Além disso, entre os passageiros do voo CS59 da British South American Airways estava um diplomata britânico. E como a Argentina e a Grã-Bretanha passavam por um momento delicado em sua relação, também especulou-se que o avião foi derrubado para impedi-lo de levar documentos secretos até Santiago, ou seja, apenas teoria conspiratória.

Assim como qualquer outro grande caso do tipo, também existiram aqueles que acreditassem que o desaparecimento pudesse ter envolvimento com extraterrestres. Um ponto que ajudou na teoria foi a última mensagem de rádio enviada pela aeronave. Codificada em código morse, dizia: 

ETA Santiago 17h45 STENDEC".

ETA é a sigla para 'Estimated Time of Arrival' (ou 'Tempo Estimado de Chegada' em tradução livre). Santiago seria obviamente a cidade onde o avião pousaria e 17h45 o horário previsto. Mas o que significa STENDEC?

Esse último ponto, aliás, jamais foi explicado ou sequer chegou perto de ser compreendido satisfatoriamente. Se tornou tão popular que até mesmo serviu de inspiração para dar nome para a revista espanhola Standek — dedicada ao mundo paranormal e aos ETs. 

Mistério revelado 

Se por um lado o caso gerou uma enorme repercussão e inúmeras teorias, por outro, a falta de respostas se tornou um pesadelo para as famílias das possíveis vítimas. "Uma pessoa não quer chorar pela morte de alguém que pode não ter morrido", disse Ruth Hudson, sobrinha de um dos passageiros, em entrevista à BBC em 2000. 

Foi justamente nesse mesmo ano da entrevista, em janeiro, ou seja, quase 53 anos após a tragédia, que o mistério começou a ser revelado. Naquele mês, alpinistas que visitavam o vulcão Tupungato, na Argentina, encontraram fragmentos de uma aeronave e restos humanos. Semanas depois, o Exército argentino organizou expedições até o local e confirmou que os achados correspondiam com a aeronave. 

Embora as respostas começassem a aparecer, em tese, só trariam ainda mais questionamentos. Como os destroços só foram encontrados a mais de 80 quilômetros de distância do aeroporto de Santiago? 

Além disso, a região onde os restos apareceram foram vasculhadas incansáveis vezes durante todo esse tempo. Ao longo das mais de cinco décadas, muitos alpinistas também escalaram o vulcão Tupungato e nem sonharam em encontrar algo ao longo dos seus 6.500 metros de altura. 

Enfim, a solução

Uma das primeiras hipóteses derrubadas foi sobre a possível destruição da aeronave por conta de uma bomb. Nos destroços, foram encontrados os dois motores, que ainda funcionavam — assim, se tivessem sido atingidos por uma explosão, teriam ficado despedaçados. 

As investigações mostraram que, conforme indicava a distribuição dos destroços, o provável é que a aeronave havia se chocado diretamente contra a cordilheira. E, com o impacto, gerado uma avalanche que encobriu seus restos. 

+ "Parecia que merecíamos tudo o que estávamos vivendo", diz sobrevivente dos Andes;

Para piorar o cenário, a neve que caiu posteriormente sobre o local serviu para enterrar ainda mais a Stardust, dificultando o trabalho das equipes de buscas. Já a movimentação natural do gelo explicou como os destroços forram 'arrastados' até a parte mais baixa da montanha

Destroços do voo/ Crédito: Reprodução/History

O que causou o acidente? A explicação é simples, mas algo que não era muito comum naquela época: o fenômeno atmosférico chamado jetstream — o nome dado à invisível, porém, poderosa corrente de vento produzida em grandes altitudes. A velocidade do vento pode atingir até 160 quilômetros por hora. 

No entanto, naquela época, como poucos aviões podiam atingir a altitude onde ocorre o jetstream, os pilotos não sabiam muito bem o que era e como isso poderia afetar significativamente a velocidade de navegação. Influenciando também os cálculos do voo. 

A BBC aponta que os investigadores acreditam que os pilotos do voo CS59 teriam decidido subir mais de 24 mil pés, numa tentativa de evitar o mau tempo que afetava a Cordilheira dos Andes. Porém, o jetstream pode ter afetado a velocidade da aeronave e eles não perceberam.

Essa diferença atrapalhou na conta do trajeto e fez com que a aeronave ficasse do lado errado da cordilheira. Assim, enquanto eles pensavam estar a poucos minutos de aterrissar, a Stardust estava bem atrasada. Quando o avião desceu entre as nuvens, entrou em conflito a montanha. 

Acredito que, no final do voo, o piloto devia estar bastante seguro do que fazia e relaxado. Os passageiros não devem ter se dado conta do que estava acontecendo em momento algum", disse Carlos Buzá, especialista responsável pela investigação feita pelo Exército argentino

Assim, foram derrubados todos os mistérios que envolvem o voo. Ou melhor, quase todos, visto que ninguém soube explicar o significado de STENDEC.