Fenômeno astronômico poderá ser visto em diversas regiões do país nesta quarta-feira, 2; saiba horários e como observar com segurança
Nesta quarta-feira, 2, um evento astronômico especial vai marcar o céu de diversas regiões do Brasil: o eclipse solar parcial. O fenômeno, que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando parcialmente a luz solar, pode ser observado principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O horário exato do eclipse varia de acordo com a localização. Em São Paulo, por exemplo, o fenômeno terá início às 16h51. Outros estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, localizados mais ao sul, terão a oportunidade de observar uma maior porcentagem da superfície solar encoberta pela Lua.
Embora o "anel de fogo", característico do eclipse solar anular, não ficará visível no Brasil, o eclipse parcial vai proporcionar um espetáculo à parte. O fenômeno ocorre quando a Lua não cobre completamente o Sol, deixando um anel luminoso visível ao redor de sua sombra.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, ou próxima deste ponto, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu", disse Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON), em entrevista ao G1.
É fundamental ressaltar que observar um eclipse solar diretamente, sem a proteção adequada, pode causar danos irreversíveis à visão. A recomendação é utilizar óculos especiais para a observação de eclipses solares, filtros solares certificados ou projetar a imagem do Sol em uma superfície branca utilizando um pequeno orifício em um papelão.
Segundo o G1, o próximo eclipse solar visível no Brasil ocorrerá em 2027, mas como eclipse parcial.