Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro diz que 'imaginou que não ganharia' Oscar em 1999

A atriz Fernanda Montenegro relembrou sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz por “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles

Redação Publicado em 01/10/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernanda Montenegro - Divulgação/Oscar
Fernanda Montenegro - Divulgação/Oscar

A atriz Fernanda Montenegrorelembrou sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz por “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, em um especial do programa "Tributo", que será exibido pela Globo no próximo dia 16.

A Folha de S.Paulo teve acesso exclusivo ao material, no qual Fernanda reflete sobre suas paixões: a arte, a família e seu eterno companheiro, Fernando Torres, que faleceu em 2008. Esses temas são abordados no episódio, que revisita momentos marcantes da vida da atriz.

Indicação ao Oscar

Em sua reflexão, a atriz compartilhou que, apesar da torcida do público brasileiro, nunca acreditou que ganharia o prêmio em 1999. Ela perdeu para Gwyneth Paltrow, que venceu por “Shakespeare Apaixonado” (1999).

Fernanda enfatizou que a experiência não foi traumática: "Jamais pensei que iria ganhar esse negócio. Mesmo sem levar a estatueta, só estar lá já coloca você em destaque. Assisti à cerimônia como se fosse um sonho. Sabia que não ganharia, mas estive lá. Sou obediente, às vezes".

A filha da atriz, Fernanda Torres, pode mudar essa história no Oscar de 2025. Ela tem sido apontada pela imprensa internacional como uma das favoritas na corrida por Melhor Atriz, graças à sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, também dirigido por Walter Salles e baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva.