Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irmãos Menendez

Veja detalhes sobre o documentário dos Irmãos Menendez na Netflix

Documentário da Netflix aprofunda a história dos irmãos condenados pelo assassinato dos pais, explorando alegações de abuso e busca por justiça

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/10/2024, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Irmãos Menendez - Getty Images
Irmãos Menendez - Getty Images

A história de Lyle e Erik Menendez, os irmãos que chocaram o mundo ao assassinar brutalmente seus pais em 1989, continua a gerar debates. Após o sucesso da série da Netflix 'Monstros - Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais', que dramatizou os eventos, um novo documentário, "O Caso dos Irmãos Menendez", aprofunda a narrativa, oferecendo uma visão mais íntima e complexa sobre o caso.

"Em 1996, Lyle e Erik Menendez foram condenados pelo assassinato dos pais em um dos casos criminais mais famosos do século 20. Pela primeira vez em 30 anos, os irmãos falam sobre o julgamento que abalou os Estados Unidos", explica a sinopse.

Os irmãos Menendeznunca negaram ter cometido o crime, mas sempre alegaram legítima defesa, argumentando que anos de abusos físicos e sexuais por parte do pai os levaram a um ato desesperado. "Algo muito errado estava acontecendo na família," explica Erik no documentário.

Lyle e Erik só foram presos sete meses após o crime. Na produção, eles disseram que se surpreenderam por não terem levantado suspeitas no começo.

"O resíduo de pólvora estava em nossas mãos… Havia cartuchos de arma no carro", disse Erik no documentário, em prévia divulgada pela revista Time. "Se eles tivessem me pressionado, eu não teria conseguido suportar nenhum interrogatório. Eu estava em um estado de espírito completamente quebrado e despedaçado. Eu estava em choque".

O documentário da Netflix traz novas entrevistas com os irmãos, que se encontram atrás das grades há mais de três décadas, e com outras pessoas envolvidas no caso, como advogados, jurados e jornalistas.

Em uma das entrevistas, Erik explica que não queria acabar com a reputação de seu pai. "Contar segredos doentios da família seria como matar meus pais novamente".

Uma das coisas que me impediu de me matar foi que eu sentia que seria um fracasso completo para meu pai naquele momento", disse ele.

O documentário

O documentário também explora o sofrimento psicológico vivido pelos irmãos após o crime, enquanto a acusação alegava que ambos mataram visando a fortuna da família.

"A ideia de que eu estava me divertindo [ao gastar o dinheiro] é absurda", disse Erik. "Tudo era para encobrir essa dor horrível de não querer estar vivo".

Lyle e Erik descrevem a culpa, o arrependimento e a dificuldade de lidar com as consequências de seus atos. 

"Sem a ajuda do meu pai para dirigir a minha vida, eu estava completamente perdido", disse Lyle, enfatizando que "uma parte de Erik e eu morreu naquela noite". 

Uma das principais novidades discutidas hoje são novas evidências que podem corroborar a versão dos irmãos. Uma carta escrita por Erik Menendez oito meses antes do crime, na qual ele descreve os abusos sofridos e o medo de seu pai, foi descoberta após a morte de um primo. A correspondência, entretanto, só foi descoberta em 2003, anos após os julgamentos

+ Irmãos Menendez: A carta que chama atenção no caso de Lyle e Erik

Além disso, o relato de Roy Rossello, ex-integrante da boy band Menudo. Em documentário, lançado no ano passado, ele alega ter sido molestado por José Menendez, reforçando as acusações de abuso sexual na família.

Audiência

George Gascón, promotor do distrito de Los Angeles, anunciou na quinta-feira, 3, que o caso dos irmãos pode ser reaberto. Uma nova audiência, marcada para novembro, pode proporcionar um novo julgamento ou reavaliação das penas impostas a Erik e Lyle. Mas, Gascón explicou que nenhuma decisão foi tomada até o momento.

"Metade das testemunhas ou estão mortas ou têm demência. Será que os contribuintes realmente querem gastar esse dinheiro para julgá-los novamente?", questionou Robert Rand à 'TIME'. Ele é autor de "Os assassinatos de Menendez: a chocante história não contada da família Menendez e os assassinatos que chocaram a nação", em tradução livre.

O documentário chega à plataforma de streaming Netflix na próxima segunda-feira, 7. Além disso, todos os episódios de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" já podem ser conferidos.