Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Caçadores de tempestades voam dentro de furacão na região da Flórida

O furacão Milton, que registrou um aumento impressionante de 140 km/h em 24 horas, ameaça a região da Flórida e do Golfo do México

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 08/10/2024, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caçadores de furacão - Divulgação/vídeo/UOL
Caçadores de furacão - Divulgação/vídeo/UOL

Um grupo de caçadores de furacão voou dentro do furacão Milton, que ameaça a região da Flórida e do Golfo do México. Embora a tempestade tenha sido rebaixada de categoria 5 para 4, ela ainda é considerada "extremamente perigosa", segundo o alerta do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

Esses caçadores de tempestades coletam dados cruciais para previsões meteorológicas e pesquisas sobre furacões. A missão da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) ocorreu na segunda-feira, 7, e envolveu a aeronave Miss Piggy, originalmente projetada para localizar submarinos na Guerra Fria.

A equipe mediu a pressão e os ventos de superfície no centro do furacão, informações essenciais para prever o comportamento da tempestade.

De acordo com informações do portal de notícias UOL, a previsão é de que o furacão Milton cause chuvas e ventos torrenciais, especialmente nos estados mexicanos de Yucatán, Quintana Roo e Campeche, embora não deva tocar o solo nessas áreas. Na Flórida, espera-se que a tempestade atinja Tampa na quarta-feira, 9.

A movimentação já gerou congestionamentos enquanto moradores tentam deixar a região, e autoridades orientaram os residentes de Tampa a evacuarem. Aqueles que decidiram permanecer estão protegendo lojas e casas com tapumes de madeira e sacos de areia.

Estado de emergência

O presidente Joe Biden declarou estado de emergência para a Flórida, autorizando operações federais de ajuda. O governador Ron DeSantis também alertou a população: "Vai ser poderoso, então, por favor, tomem as precauções adequadas. Ele [furacão Milton] tem o potencial de causar muitos danos".

O furacão Milton registrou um aumento impressionante de 140 km/h em 24 horas, tornando-se uma das tempestades de fortalecimento mais rápido no Atlântico. Em 2005, o furacão Wilma intensificou-se em 177 km/h em um dia, e o furacão Felix, em 2007, registrou um aumento de 160 km/h em apenas 24 horas.