Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

Espaçonave da NASA envia com sucesso sinal de laser a 470 milhões de km pelo espaço

Sucesso com o sinal enviado pela espaçonave Psyche pode ajudar em futuras missões tripuladas à Marte, entre outras explorações do nosso sistema solar

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 08/10/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - NASA
Imagem ilustrativa - NASA

A NASA anunciou que teve sucesso ao enviar um sinal de laser a cerca de 470 milhões de quilômetros pelo espaço. A marca foi obtida através da tecnologia Deep Space Optical Communications — que explora a viabilidade de usar laser para o envio de mensagens para o espaço profundo. 

+ Terra recebe mensagem enviada à 16 milhões de quilômetros de distância

Conforme repercutido pelo The Independent, os lasers podem enviar dados a uma taxa 100 vezes maiores que as frequências atuais de rádios; permitindo dados mais complexo e de alta definição. Em contrapartida, ele também exige uma maior precisão para funcionar. 

O sinal foi enviado pela espaçonave Psyche, que foi lançada em outubro do ano passado em missão para explorar o asteroide Psyche 16, localizado no Cinturão de Asteroides, com o objetivo de investigar o corpo celeste que é rico em metais e pode ser o núcleo de um antigo protoplaneta. 

A missão também levou o experimento da NASA para testar a comunicação a laser pelo espaço. A distância alcançada pelo laser corresponde a aproximadamente a distância entre o planeta Terra e Marte, quando eles estão no ponto mais longe um do outro. 

Futuras missões

Com o sucesso, a NASA espera usar a tecnologia laser para ajudar a capacitar futuras missões tripuladas à Marte, entre outras explorações do nosso sistema solar. "O marco é significativo. A comunicação a laser requer um nível muito alto de precisão, e antes de lançarmos com o Psyche, não sabíamos quanta degradação de desempenho veríamos em nossas maiores distâncias", disse Meera Srinivasan, líder de operações do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em comunicado.

Agora, as técnicas que usamos para rastrear e apontar foram verificadas, confirmando que as comunicações ópticas podem ser uma forma robusta e transformadora de explorar o sistema solar", finalizou.