A cabine do teleférico do pico Tunektepe colidiu com um dos postes de sustentação, resultando em uma a vítima fatal e sete feridos
Em um fim de semana prolongado, um trágico incidente ocorreu na Turquia: ao subir uma montanha, um teleférico colidiu com um poste, se desintegrou e derrubou seus ocupantes em uma montanha. Uma pessoa morreu na hora e outras sete foram hospitalizadas.
Após o incidente, que ocorreu nesta sexta-feira, 12, no teleférico de Tunektepe, nos arredores da cidade mediterrânea de Antalya, o resgate das vítimas resultou na interdição do passeio turístico, deixando 180 passageiros suspensos por horas.
Conforme repercutido pelo jornal O Globo, cabine estava subindo ao topo da montanha de 618 metros quando, por circunstâncias ainda sob investigação, colidiu com uma das colunas que sustentam os trilhos aéreos e se desintegrou.
Oito pessoas, incluindo duas crianças, caíram. A vítima fatal era um homem turco de 54 anos. Cinco dos feridos foram evacuados do local de helicóptero, enquanto os profissionais de resgate trabalharam para retirar os outros dois feridos da montanha, segundo o ministro do Interior, Alí Yerlikaya.
Mais de 160 profissionais de emergência, incluindo tripulações aéreas da Guarda Costeira e equipes de resgate em montanhas de diferentes partes da Turquia, participaram da operação de resgate, conforme divulgado pelo ministro nas redes sociais.
Enquanto isso, 184 passageiros permaneceram presos em 25 cabines, várias delas dezenas de metros acima do solo, enquanto os engenheiros tentavam reativar o sistema, segundo a nota do prefeito de Antalya, Muhittin Bocek.
A agência de busca e resgate AFAD relatou que 49 pessoas foram resgatadas das cabines suspensas no ar, mas por volta da meia-noite, cerca de seis horas após o acidente, ainda havia 135 pessoas presas.
Até agora, os investigadores levantaram duas possibilidades. A primeira é a hipótese de que uma forte rajada de vento balançou a cabine contra o poste de metal. A segunda sugere que os passageiros tenham realizado algum movimento inadequado no teleférico durante a viagem.
O escritório do promotor público de Antalya iniciou uma investigação, e uma comissão de especialistas foi formada, composta por engenheiros mecânicos e elétricos, além de especialistas em saúde e segurança, para determinar a causa do incidente.