O filme será relançado nos cinemas nesta quinta-feira, 9, em versão remasterizada
Em entrevista ao colunista Roberto Sadovski no UOL, o diretor James Cameron, de filmes como ‘O Exterminador do Futuro’ e ‘Avatar’, afirmou que seu clássico ‘Titanic’ é uma metáfora para a crise climática.
Ao ser questionado se ele teria feito algo de diferente se estivesse fazendo o filme hoje, Cameron disse que, mesmo tendo evoluído em seu pensamento como cineasta, os temas que constroem ‘Titanic’ são os mesmos que continuam movendo o diretor até hoje, como a preservação do meio ambiente.
A maioria das pessoas não enxerga "Titanic" como um filme sobre o meio ambiente, mas quando eu o filmei há 25 anos já o via como uma metáfora para a crise climática.”
O diretor explica que, da mesma maneira que o desastre do filme, a crise climática é algo que “vemos se aproximando” e sobre o qual “fomos alertados”. As mudanças no clima são, na opinião de Cameron, o iceberg do qual “não conseguimos nos desviar”.
Ele ainda continua, dizendo que, da mesma maneira que no desastre do Titanic, na crise climática os pobres sofrem as consequências de maneira mais intensa que os ricos.
‘Titanic’volta aos cinemas em versão remasterizada em 3D e 4K a partir desta quinta-feira, 9, para comemorar o aniversário de 25 anos do filme que ainda é um dos maiores campeões de bilheteria de todos os tempos.