As joias de Joséphine Bonaparte irão a leilão em dezembro
Em dezembro deste ano ocorrerá um importante leilão de peças históricas que pertenceram à primeira esposa do imperador francês, Napoleão Bonaparte, Joséphine.
Segundo a casa de leilão organizadora, Sotheby's, trata-se de duas tiaras. Espera-se que elas sejam vendidas por cerca de 500 mil libras, aproximadamente R$ 3,83 milhões, na cotação atual da moeda.
De acordo com informações do portal de notícias UOL, as joias foram fabricadas em Paris, por volta de 1808. Uma delas é revestida em dourado com detalhes azuis; enquanto a outra tiara de ouro apresenta retratos pequenos de antigas divindades da cultura grega, como Zeus e Medusa.
Para a casa de leilões, as peças “personificam o fascínio pelo design neoclássico que atingiu seu apogeu sob o regime de Bonaparte”.
"O estilo reflete o fato de que, após a Revolução Francesa, Napoleão procurou legitimar seu novo governo ressuscitando referências históricas e culturais à Roma antiga", revelou a Sotheby's em comunicado.
Além disso, a joia também ajuda a entender o papel de Joséphine na tentativa de dar mais valor e prestígio para o regime de seu esposo:
"Joséphine entendeu o valor de sua imagem pública, usando suas roupas e joias para evocar os ideais do mundo antigo”, finalizou.