Diversos internautas residentes dos Estados Unidos foram capazes de compartilhar imagens do fascinante fenômeno; confira!
Entre a última segunda e terça-feiras, dias 18 e 19, o planeta Terra foi atingido por uma intensa tempestade solar. Ao entrarem em contato com a atmosfera terrestre, as partículas liberadas pelo Sol acabaram formando diversas auroras boreais.
Os eventos luminosos foram visíveis através de diversas partes do Hemisfério Norte do planeta, como Estados Unidos e o continente europeu. "Assim que o Sol se pôs, pude ver auroras dançando no céu no crepúsculo", relatou Jeroen Daniels, um dos indivíduos que conseguiu registrar o acontecimento em imagens.
Diversos usuários postaram fotos e vídeos do fenômeno óptico através do X, que é o antigo Twitter, confira:
The heartbeat of the North, the Northern Lights.
— Nathan Barker (@NASA_Nerd) September 20, 2023
September 18, 2024
📽️ Taken: West Perth, Ontario 🇨🇦 pic.twitter.com/aG1Q9036Vi
The auroras were absolutely stunning last night over Drayton, North Dakota. An unforgettable night, this never gets old!#aurorapic.twitter.com/IZnGsIanaO
— Alex Resel 📸 (@aresel_) September 19, 2023
Típicas dos polos do planeta Terra — no polo norte, ocorre a aurora boreal, enquanto no sul é a austral — essas luzes fascinantes são geradas por uma interação química dos ventos solares com os gases presentes na termosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre. No Brasil, infelizmente, não é possível visualizar esse tipo de fenômeno.