Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Staurikosaurus

Staurikosaurus: Entenda a homenagem do Doodle, do Google, ao dinossauro

Neste sábado, 19 de outubro, o Doodle, do Google, homenageia o staurikosaurus, um dos primeiros dinossauros que habitou nosso planeta

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 19/10/2024, às 09h10 - Atualizado às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homenagem do Doodle, do Google, ao staurikosaurus - Reprodução/Google
Homenagem do Doodle, do Google, ao staurikosaurus - Reprodução/Google

Neste sábado, 19 de outubro, aqueles que entraram na página inicial do Google puderam se deparar com um destaque no Doodle que homenageia um dos primeiros dinossauros que habitou nosso planeta: o staurikosaurus

Por mais que muitos pensem que o staurikosaurus se trata de uma espécie, na verdade ele é um gênero de dinossauro caracterizado por pertencer à família dos herrerassaurídeos, sendo também carnívoro e bípede. Ele habitou o atual Brasil durante o período Triássico, e foi descoberto na década de 1970, trazendo novas perspectivas nos estudos paleontológicos da América do Sul.

Página inicial do Google / Crédito: Reprodução/Google

A homenagem foi feita neste dia 19 de outubro pois, neste dia, em 2010, os paleontólogos Alcober OA e Martinez RN publicaram uma reconstrução da silhueta do esqueleto do staurikosaurus. Ele foi encontrado durante escavação em 1936, e identificado somente na década de 1970.

+ Maior dente de dinossauro no mundo é descoberto em Minas Gerais

Staurikosaurus

Segundo o site do Google Doodle, foi durante uma escavação em 1936 que o paleontólogo brasileiro Llewellyn Ivor Prince encontrou, na Formação Santa Maria, no sul do país, os restos fósseis de um espécime de terópode (dinossauro carnívoro e bípede), que chamou sua atenção.

Após uma análise de datação por radiocarbono, mais recente, foi descoberto que o fóssil correspondia ao período Triássico, de cerca de 225 milhões de anos atrás. Na época, o dinossauro também foi chamado de "Lagarto Cruzeiro do Sul", em referência à constelação.

Vale mencionar que a descoberta de Prince, apesar de já fazer quase 90 anos, é a única evidência do staurikosaurus encontrada até hoje, e por isso o conhecimento sobre a espécie ainda é bastante limitado. O que se sabe, a partir do que já foi escavado, é que ele tinha cerca de 2 metros de comprimento, 80 cm de altura e pesava cerca de 30 kg, próximo ao peso de um cachorro grande.

Representação artística de como serial o staurikosaurus / Crédito: Foto por JohnnyMingau pelo Wikimedia Commons

Ele também tinha uma cauda longa e era um bom corredor sobre duas pernas, de forma que possivelmente fosse bem rápido para seu tamanho. Além disso, o predador também contava com dentes serrilhados e curvados, que ajudavam a capturar e segurar suas presas. Graças à sua descoberta, paleontólogos de todo o mundo tiveram novas perspectivas sobre a evolução inicial dos dinossauros.