Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Rússia alerta EUA sobre possível Terceira Guerra Mundial: 'Não se limitará à Europa'

A Rússia alertou os Estados Unidos sobre os riscos de uma Terceira Guerra Mundial, afirmando que, se esse conflito ocorrer, não se limitará à Europa

Redação Publicado em 27/08/2024, às 12h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Getty Images
Vladimir Putin, presidente da Rússia - Getty Images

Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, alertou os Estados Unidos sobre os riscos de uma Terceira Guerra Mundial, afirmando que, se esse conflito ocorrer, não se limitará à Europa. A informação é da Reuters. 

Os americanos associam inequivocamente as conversas sobre a Terceira Guerra Mundial como algo que, Deus nos livre, se acontecer, afetará exclusivamente a Europa", afirmou a repórteres em Moscou.

Desde 2022, Vladimir Putin, presidente da Rússia, tem alertado sobre as ameaças de um conflito mais amplo envolvendo potências nucleares, embora tenha enfatizado que o país não deseja uma guerra com a Otan.

Ataque a Kursk

Segundo a Reuters, o aviso de Lavrov foi feito em resposta à possibilidade de o Ocidente permitir que a Ucrânia realize ataques no território russo com mísseis ocidentais, uma medida que Moscou considera extremamente perigosa.

A Rússia chegou a acusar a Ucrânia de utilizar tanques britânicos e sistemas de foguetes dos EUA no ataque a Kursk, ocorrido em 6 de agosto. No entanto, Washington afirmou não ter sido informada previamente sobre os planos para a incursão no local e negou qualquer participação na operação, repercute a agência de notícias. 

Para Lavrov, o Ocidente está “brincando com fogo" ao considerar a flexibilização das restrições ao uso de armas por parte da Ucrânia.