Em ótimo estado, as antigas peças foram consideradas um achado de importância nacional pelos especialistas do país
Com um detector de metais em mãos, Mariusz Stepien e alguns amigos encontraram grandes tesouros da Idade do Bronze em Peebles, na Escócia. Após a descoberta, arqueólogos foram chamados e passaram 22 dias investigando os artefatos.
Segundo os especialistas, uma das peças mais impressionantes do achado foi um arreio de cavalo completo. Feito de madeira e bronze, a peça foi bem preservada pelo solo e é o primeiro arreio da Idade do Bronze encontrado por inteiro na Escócia.
Ainda mais, os arqueólogos também identificaram uma antiga espada, datada entre os anos 1000 e 900 a.C.. Outras peças menores, como fitas decorativas, anéis, enfeites, fivelas e tampões de eixo de roda de carruagem estão entre as demais descobertas.
Todos os artefatos foram removidos do local e levados para a Coleção do Museu Nacional, em Edimburgo. Segundo Emily Freeman, chefe da Unidade Treasure Trove, a descoberta é considerada “nacionalmente significativa”, já que poucos tesouros da Idade do Bronze foram encontrados na Escócia — o último significativo foi em 1864.