Assim como outros achados arqueológicos, a peça foi descoberta por civis enquanto cuidavam de seus jardins na quarentena
Enquanto cuidava das flores de seu jardim, em uma área perto de Bradford, um morador britânico fez uma descoberta singular. Sem a ajuda de detector de metais — que foram proibidos na Inglaterra —, ele encontrou uma ferramenta da Idade do Bronze.
Durante a quarentena causada pela pandemia do Coronavírus, o país foi tomado por achados arqueológicos em áreas residenciais. Sem ter muito o que fazer, os ingleses começaram a cuidar de seus jardins, fazendo descobertas impressionantes.
Dessa vez, a peça encontrada era antigamente usada para moer grãos, como uma forma de pilão. Segundo os arqueólogos que foram chamados para estudar a ferramenta, ela remonta ao período Neolítico, ou à Idade do Bronze.
Para Peter Reavill, um oficial de achados, o período da quarentena foi bom para a arqueologia. "Com tantas pessoas gastando muito mais tempo em seus jardins, houve alguns achados realmente interessantes", explica.
Nesse sentido, Peter conta que recebeu notificações sobre "cachimbos, alguns pedaços de cerâmica e até ferramentas de pederneira pré-históricas". Ainda mais, os arqueólogos das redondezas têm recebido moedas de prata e fragmentos de cerâmica grega, todos "encontradas nos jardins das pessoas", segundo Peter.