Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Família Real Britânica

Príncipe Harry não irá ao funeral do tio por ‘questões de segurança’, diz revista

O príncipe Harry não deve retornar ao Reino Unido para o funeral de seu tio, Lord Robert Fellowes, falecido aos 82 anos no dia 29 de julho de 2024

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 13/08/2024, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Príncipe Harry, duque de Sussex - Getty Images
Príncipe Harry, duque de Sussex - Getty Images

O Príncipe Harry não deve retornar ao Reino Unido para o funeral de seu tio, Lord Robert Fellowes (1941-2024), falecido aos 82 anos no dia 29 de julho de 2024. 

Segundo a revista People, a decisão do Duque de Sussex está relacionada aos recentes conflitos sobre sua segurança e a de sua família durante visitas ao país.

Desde que se casou com Meghan Markle e se mudou para a Califórnia, em 2020, Harry abdicou de suas funções reais, o que resultou na perda do direito à segurança financiada pelo estado durante suas visitas ao Reino Unido.

Agora, para obter proteção especial em suas viagens ao país, ele deve solicitar uma avaliação às autoridades com 28 dias de antecedência. O tema gerou discordância dentro da monarquia, e em fevereiro deste ano, o príncipe perdeu um recurso que contestava a redução de seu nível de segurança.

Ele chegou a comparar sua situação com a da Princesa Diana, que sofreu assédio constante da imprensa. Harry ainda pode solicitar uma nova revisão dessa decisão, segundo a Revista Monet.

Muito 'drama'?

Na última semana, um informante da realeza disse ao jornal The Daily Beast que a presença de Harry no funeral seria dada como certa em outros tempos, uma vez que Fellowes era casado com Lady Jane Fellowes, irmã mais velha de Diana.

Em um contexto normal, seria inimaginável ele não estar presente para dar um apoio à Jane. Ele obviamente gostaria de estar presente. Será uma grande reunião dos Spencer. No entanto, o contexto não é normal, pode ser que todos sintam que a presença de Harry acabará apenas criando muito drama. Será muito triste para ele caso ele não possa estar presente", pontuou a fonte.

A última visita de Harry ao Reino Unido foi em maio de 2024, para compromissos profissionais. Antes disso, ele esteve na Inglaterra para a coroação de seu pai, em maio de 2023. Atualmente, ele vive nos Estados Unidos com a esposa, Meghan Markle, e os filhos Archie e Lilibet.