Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / A Hora do Pesadelo

40 anos depois, A Hora do Pesadelo tem classificação etária alterada no Reino Unido

40 anos após o lançamento nos cinemas, a classificação etária de A Hora do Pesadelo, clássico do terror, foi modificada no Reino Unido

Redação Publicado em 12/08/2024, às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O vilão Freddy Krueger - Divulgação
O vilão Freddy Krueger - Divulgação

O British Board of Film Classification (BBFC) comunicou a decisão de reclassificar o filme de terror "A Hora do Pesadelo" ("A Nightmare on Elm Street") de 18 para 15 anos, explica o The Guardian.

Foi alegado que suas pesquisas de audiência mostraram "forte apoio para que conteúdos mais antigos sejam reclassificados de acordo com os padrões modernos".

O clássico do terror dos anos 1980, que apresenta o sinistro Freddy Krueger, um assassino que ataca adolescentes em seus sonhos usando luvas com lâminas, recebeu originalmente a classificação 18 no Reino Unido em seu lançamento, no ano de 1985.

Essa designação foi confirmada em um relançamento nos cinemas em 2013 e em várias edições de entretenimento. No entanto, após uma nova solicitação do estúdio Warner Bros, a certificação foi alterada para 15 em 1º de agosto, antes de uma nova edição prevista para setembro.

A decisão

Um porta-voz da BBFC declarou ao The Guardian: "No BBFC, revisamos a classificação de filmes mais antigos quando eles são submetidos a nós pelo distribuidor, normalmente antes de um relançamento. Ao fazer isso, aplicamos nossos padrões atuais conforme estabelecido em nossas Diretrizes de Classificação publicadas. Essas diretrizes evoluem ao longo do tempo, informadas por pesquisas em larga escala, recentemente envolvendo 12.000 pessoas, para garantir que continuem a refletir as expectativas do público do Reino Unido. Como resultado, os filmes podem exigir uma classificação etária mais alta ou mais baixa do que receberam no passado."

As diretrizes mais recentes foram emitidas em março de 2024 e reconhecem que "as pessoas estão mais preocupadas com a violência em todas as categorias de classificação etária... especialmente formas angustiantes e perturbadoras de violência intensa ou realista".

Por outro lado, um porta-voz da BBFC afirma que a principal preocupação do público está relacionada às representações de "violência no mundo real" e que "o público moderno tende a aceitar mais cenas violentas que são mais fantasiosas por natureza".

O porta-voz acrescentou: "No caso de 'A Hora do Pesadelo', embora o filme contenha vários momentos sangrentos, é relativamente discreto em termos de gore e detalhes mais fortes de ferimentos. As mortes frequentemente deixam mais à imaginação do que mostram detalhes viscerais e ocorrem em grande parte dentro de um contexto fantasioso. Comparado a precedentes mais recentes para violência e horror classificados como 18 - como Halloween, Thanksgiving, Immaculate ou Saw X - o filme agora é classificado como 15 e foi reclassificado conforme."

A BBFC também resgatou outros casos recentes onde certificados de filmes foram alterados devido às prioridades cambiantes do público. O drama de 1937 "A Star Is Born", estrelado por Janet Gaynor e Fredric March, foi mudado para certificado 12 devido à decisão do personagem de March cometer suicídio.