Lançamento de missão se deu na noite de ontem, 31, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida; quatro tripulantes estão a bordo da espaçonave
Quatro pessoas foram lançadas ao espaço pela SpaceX na noite de segunda-feira para uma missão inédita: orbitar os polos Norte e Sul da Terra. O lançamento ocorreu sem problemas a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, pouco antes das 22h, e a espaçonave entrou com segurança na órbita prevista.
A equipe é liderada pelo bilionário chinês Chun Wang, de 43 anos, que vive em Malta. Chun está acompanhado pela comandante Jannicke Mikkelsen, da Noruega; pelo piloto de missão Rabea Rogge, da Alemanha; e pelo oficial médico Eric Philips, da Austrália. Todos foram escolhidos pessoalmente pelo bilionário para realizar essa missão ambiciosa.
"Estamos honrados em entregá-lo com segurança à sua órbita polar. Aprecie as vistas dos pólos, envie algumas fotos e nossos corações estarão ... com você enquanto você passa pelos pólos, tenha um ótimo vôo", disse um controlador da missão à tripulação logo após o lançamento.
Esta é a primeira vez que humanos realizam um voo direto sobre os polos da Terra a partir do espaço, uma trajetória que exige muito mais combustível do que as rotas usuais próximas ao equador. O Fram2 irá circundar a Terra em um ângulo de 90 graus em relação ao equador, proporcionando aos passageiros uma visão única dos polos Norte e Sul — algo que até mesmo os astronautas da Estação Espacial Internacional nunca experimentaram.
Durante os três a cinco dias de missão, a tripulação realizará 22 experimentos científicos. Entre eles, destacam-se o registro de fenômenos celestes raros, como o STEVE (Strong Thermal Emission Velocity Enhancement), semelhante à Aurora Boreal. Mikkelsen incentivou pessoas ao redor do mundo a fotografarem auroras simultaneamente para comparar as imagens capturadas da Terra e do espaço.
Outro experimento inédito será o uso de bandas restritivas para exercícios físicos, que ajudam a controlar o fluxo sanguíneo — a primeira vez que esse tipo de atividade será realizada dentro da cápsula SpaceX Crew Dragon. A equipe também tentará cultivar cogumelos durante o curto período no espaço, um passo importante para explorar soluções nutricionais em missões espaciais de longa duração.
Além disso, a missão permitirá estudar os efeitos da ausência de peso no corpo humano, incluindo o enjoo espacial. O voo histórico deverá terminar com um pouso na Califórnia, local onde a tripulação concluiu seu treinamento final na semana passada.
Enquanto a missão acontecia, o fundador da SpaceX, Elon Musk, manteve-se longe das redes sociais, focado em uma tele-prefeitura em Wisconsin antes da eleição da Suprema Corte estadual, que ocorrerá na terça-feira.