A rainha Elizabeth II faleceu na última quinta-feira, 8, e Charles III é o novo rei
A tradição da família real britânica, se for seguida corretamente, dará aos filhos do príncipe Harry e de Meghan Markle o direito de receberam títulos de realeza, após a morte da rainha Elizabeth II na última quinta-feira, 8.
As regras estabelecidas pelo então rei George V, em 1917, dizem que os bisnetos não, mas os filhos e os netos de um monarca recebem títulos. Agora que Charles III é rei, Archie, de 3 anos, e Lilibet, de 1, seus netos, se tornaram príncipe e princesa.
Atualmente, as duas crianças ocupam a sexta e a sétima posições na linha de sucessão ao trono britânico. Contudo, a adoção do título de realeza não é uma obrigatoriedade.
No ano passado, em uma entrevista à Oprah Winfrey, via Folha de S. Paulo, Meghan Markle disse que a família real chegou a discutir mudar as regras para que Archie fosse privado do título de forma permanente. Segundo ela, isso teria acontecido durante a gestação do bebê.
Markle ainda apontou que uma das preocupações da família sobre Archie era a cor de sua pele. Depois da entrevista, o Palácio de Buckingham divulgou uma resposta em nome da rainha: "Embora algumas lembranças possam variar, elas são levadas muito a sério e serão tratadas pela família em particular. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito queridos da família."
O casal não usa mais os títulos reais desde 2020, quando anunciaram que não seriam mais membros da realeza. Com a morte da rainha, seus títulos de duque e duquesa de Sussex não se alteram.