Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vinhedo

Os relatos de passageiros que perderam o embarque em avião que caiu em Vinhedo

Dez pessoas perderam o voo acidentado após confundirem companhia aérea; tragédia não teve sobreviventes

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 09/08/2024, às 17h12 - Atualizado às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos passageiros que perdeu o embarque e destroços do avião - Reprodução/TV Globo e Redes Sociais
Um dos passageiros que perdeu o embarque e destroços do avião - Reprodução/TV Globo e Redes Sociais

Um passageiro que quase embarcou no avião que caiu em Vinhedo, São Paulo, nesta sexta-feira, 9, revelou detalhes de como foi impedido de entrar na aeronave, possivelmente salvando sua vida.

O voo, que era da Voepass Linhas Aéreas, saiu do Aeroporto Regional de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A aeronave, um turboélice modelo ATR-72, transportava 58 passageiros e 4 tripulantes, e não houve sobreviventes.

O homem contou que chegou a insistir com a equipe da companhia aérea para ser incluído na lista de passageiros, mas foi impedido devido ao fechamento do embarque.

Me disseram: 'Rapaz, você não entra nesse avião, porque já passou do limite do embarque'. Eu botei até uma pressão: 'Moço, me coloca nesse avião, eu tenho que ir'. A resposta foi clara: 'Não tem como, o que eu posso fazer é remarcar sua passagem'", relatou o passageiro, em entrevista ao Jornal Hoje.

Ele e outros nove passageiros confundiram as companhias aéreas, acreditando que o voo era operado pela Latam, e por isso perderam a partida.

Outro passageiro que também perdeu o voo relatou que chegou a discutir com um funcionário da companhia na tentativa de embarcar. Ele acredita que essa negativa foi crucial para sua sobrevivência.

Eu cheguei cedo [ao aeroporto] e fiquei esperando. Quando percebi que a Latam estava fechada, desci e discuti com o funcionário. Ele salvou minha vida. Fez o trabalho dele", disse.

Mobilizações

A tragédia mobilizou as autoridades locais, com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar de São Paulo atuando no local do acidente. Hospitais de Vinhedo e Valinhos foram preparados para receber possíveis feridos, mas a Prefeitura de Vinhedo confirmou que não houve sobreviventes.

+ Tragédia aérea em Vinhedo: Vídeos mostram o momento da queda do avião.

Investigadores da Força Aérea Brasileira (FAB) estão a caminho para iniciar as investigações sobre as causas do acidente, enquanto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que irá monitorar o atendimento às vítimas e suas famílias. A Polícia Federal também instaurou um inquérito para apurar o caso.

Segundo o G1, o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, informou que a aeronave caiu próximo a uma residência, felizmente, nenhum morador foi ferido.