Barbatanas são consideradas afrodisíacas, com alguns acreditando que seu consumo aumenta a libido
No aeroporto de Guarulhos, um passageiro morador do Brasil mas com nacionalidade chinesa foi detido tentando entrar em um voo para Hong Kong com uma mala repleta de barbatanas de tubarão.
A bagagem inusual do homem incluía nada menos que 160 quilos de nadadeiras. Essa parte do tubarão, vale mencionar, é considerada afrodisíaca por alguns: supostamente, seu consumo aumenta a libido sexual. Na Ásia, existe também a crença que a sopa de barbatanas melhora a memória e combate o envelhecimento.
A descoberta dos pedaços de peixe, que estavam sendo transportados para fora do país ilegalmente, foi feita pelos oficiais do aeroporto graças ao cheiro ruim que emanava da mala levada pelo passageiro.
Como resultado, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foi chamado, conforme informado pelo UOL recentemente. O caso, no entanto, ocorreu no último mês de julho.
O homem chinês, por sua vez, será multado por crimes ambientais. A pesca predatória, por exemplo, é proibida. Atualmente, ainda estão sendo realizados testes de DNA nas nadadeiras para avaliar se tubarões mortos para a retirada delas eram de espécies ameaçadas em extinção. Caso isso se confirme, a penalidade enfrentada por ele aumentará.