Na última semana, um adolescente morreu na Espanha após consumir a droga de coloração inusitada junto de um energético; confira os detalhes!
Na sexta-feira passada, 16, um rapaz de 14 anos veio a óbito em Getafe, um município da Espanha, após consumir uma latinha de energético com 2 gramas de tucibi (2-CB), uma droga chamada também de "cocaína rosa".
A substância psicoativa consiste em um alucinógeno que, segundo informações repercutidas pelo UOL, foi sintetizada pela primeira vez nos Estados Unidos da década de 1970.
Apesar de seu nome, é importante destacar que o tucibi não é relacionado com a cocaína, tendo ganhado seu apelido apenas por conta de seu aspecto — que é de um "pó cor-de-rosa".
A droga é criada através da mistura de cetamina (um anestésico e sedativo poderoso), um estimulante como MDMA ou a própria cafeína e, por fim, um adoçante tingido de rosa.
Como se trata de um coquetel, porém, o tucibi não tem uma composição fixa, e por vezes também pode incluir narcóticos, medicamentos ansiolíticos e outras substâncias. Alguns desses, aliás, não podem ser misturados com álcool, o que pode levar à morte do usuário caso ele não saiba o que está consumindo.
No caso do jovem espanhol, as autoridades acreditam que o energético pode ser sido adulterado com a droga sem seu consentimento. Ele foi gravado por outros jovens enquanto bebia, e sofreu uma parada cardiorrespiratória alguns minutos depois. Socorristas chamados ao local tentaram ressuscitá-lo, mas sem sucesso.