O humorista Renato Aragão, conhecido como “Didi”, tem 88 anos
Na última quarta-feira, 13, foi divulgado que o termo “Didi”, utilizado pelo humorista Renato Aragão, de 88 anos, teria sido registrado por uma empresa chinesa chamada Beijing Didi Infinity, que é de mobilidade urbana, fazendo com que o personagem dos Trapalhões perdesse o direito de usá-lo. A informação, noticiada pela tarde de ontem, foi negada pela esposa do humorista, Lílian Aragão.
Porém, a identificação utilizada por Renato, segundo informações do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), atualmente pertence à empresa citada. O pedido de registro da Beijing Didi Infinity teve entrada em 2016, e o mesmo tem validade até 2028, após ser concedido em 2018.
Vale destacar que, segundo repercutiu o jornal O Globo, o escrito “Didi” nunca havia sido requisitado pela Renato Aragão Produções Artísticas, que existe desde 1978, ao Inpi.
O humorista Renato Aragão já registrou outra expressão envolvendo o termo “Didi”, como por exemplo "As aventuras do Didi", que teve pedido feito em 2001 e sucessivamente prorrogado até 2027. Com relação à identificação "A turma do Didi", a mesma é um direito da TV Globo.
Além disso, a marca "Didizinho", revelada como pedida, não foi registrada pela Beijing Didi Infinity, pertencendo assim ao humorista.