Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / História

Nova teoria sugere que humanos pré-históricos usavam estratégia contra mamutes

Em novo estudo, pesquisadores propõem que povos Clovis utilizavam estratégia inovadora para abater animais da megafauna

Redação Publicado em 21/08/2024, às 17h40 - Atualizado às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Humanos pré-históricos atacando mamute - Divulgação/Stuart Jackson-Carter
Humanos pré-históricos atacando mamute - Divulgação/Stuart Jackson-Carter

Uma nova pesquisa trouxe à tona uma possível estratégia usada pelos caçadores pré-históricos do povo Clovis, que habitou as Américascerca de 13.000 anos, para enfrentar e abater animais gigantes como mamutes, bisões e preguiças terrestres. Em vez de simplesmente arremessar lanças, os especialistas sugerem que esses caçadores podem ter cravado suas armas no solo, com as pontas voltadas para cima, para empalar os animais que os atacavam.

O estudo, conduzido pelo Dr. Scott Byram, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, aponta que essa técnica de caça não apenas utilizaria a força do animal em movimento contra ele próprio, mas também ampliaria a eficácia das armas feitas com as pontas de pedra típicas do povo Clovis.

Estamos apenas começando a entender que essa abordagem foi usada por diversas culturas ao longo da história para caçar ou se defender de grandes predadores", explicou Byram.

A pesquisa, publicada pelo Plos One, se baseia na análise de réplicas das pontas de lança Clovis, que foram usadas em experimentos para simular possíveis cenários de caça. Os testes revelaram que as pontas poderiam perfurar a pele de grandes animais com relativa facilidade, mas quebrariam ao encontrar resistência óssea, a menos que fossem projetadas para liberar a ponta, permitindo que penetrasse mais profundamente.

Dúvidas

Embora fascinante, a teoria enfrenta desconfiança entre arqueólogos, como o professor Metin Eren, da Universidade Estadual de Kent. Ele destaca a ausência de descobertas de lanças de madeira ou evidências concretas de que essa técnica era realmente utilizada pelos Clovis. “Precisamos garantir que nossas hipóteses sejam baseadas em experimentos sólidos e no registro arqueológico”, alertou.

Ainda assim, segundo o 'The Guardian', a equipe de Byram planeja continuar investigando a teoria com novos experimentos, incluindo simulações mais próximas da realidade, utilizando materiais que imitam a massa e a resistência de um mamute em movimento.