Ardem Patapoutian e David Julius irão dividir prêmio de 10 milhões de coroas suecas, valor em torno de 6,1 milhões de reais
David Julius e Ardem Patapoutian são os mais novos vencedores do Prêmio Nobel da Medicina, conforme anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta segunda-feira, 4.
A dupla realizou descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano e agora dividirá um prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas, cerca de 6,1 milhões de reais.
Os cientistas foram capazes de explicar como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais no sistema nervoso dos seres humanos. Com a nova contribuição, tratamentos inéditos para diversas doenças, como as que envolvem dores crônicas, começaram a ser desenvolvidos.
"Os canais identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e condições de doença", disse o comitê.
David Julius utilizou um composto da pimenta malagueta, a capsaicina, que induz uma sensação de queimação, para que assim identificasse um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor.
Já Ardem Patapoutian usou células sensíveis à pressão para encontrar uma nova classe de sensores do corpo que respondem a estímulos na pele e órgãos internos.
Durante o anúncio do prêmio, a Academia declarou que "essas descobertas revolucionárias lançaram atividades de pesquisa intensas, levando a um rápido aumento em nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos.
Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente".