Medicina, Literatura, Física e Química: as categorias já reveladas trazem inovações relevantes
Considerado o mais importante prêmio da atualidade, o Nobel destaca importantes nomes de áreas distintas. A partir das indicações e dos vencedores, é possível ver quais as pautas e as direções que se oferecem ao mundo nos dias atuais.
O prêmio foi criado pelo inventor da dinamite e pacifista Alfred Nobel, que sentiu-se incomodado pelo uso feito de seu invento e utilizou fortuna para criar a premiação.
Conheça os vencedores do Prêmio Nobel de 2019, que estão sendo anunciado nestes últimos dias.
Física
Vencedores: James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz
País: Canadá e Suíça
Contribuição: a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar, em órbita de uma estrela parecida com o Sol. O estudo desenvolvido por Peebles, Mayor e Queloz pode nos ajudar a desvendar os mistérios do universo.
Química
Vencedores: John B. Goodenough, Stanley Whittingham e Akira Yoshino
País: Estados Unidos, Reino Unido e Japão, respectivamente
Contribuição: desenvolvimento contínuo, já nos anos 1970, das baterias de íon de lítio usadas em celulares, notebooks e carros elétricos. Trata-se de uma inovação essencial para os dias de hoje, aumentando a eficiência das baterias e permitindo a estocagem segura dos elétrons.
Medicina
Vencedores: William Kaelin, Gregg Semenza e Peter Ratcliffe
País: Estados Unidos e Reino Unido
Contribuição: sãoo responsáveis por recentes pesquisas promissoras no entendimento do fincionamento das células, interna e externamento. O trabalho tem como objetivo compreender os efeitos citológicos da detectação e adaptação do corpo em relação à disponibilidade do oxigênio no ar.
Literatura 2019
Vencedor: Peter Handke
País: Áustria
Contribuição: criação de peças, poesias e livros que exploram curiosamente a linguagem de maneira polêmica e firme. Também tem trabalhos de cinema que contrinuem para seu trabalho ligado ao pós-modernismo, além de sua contribuição na tradução de diversos autores nas línguas alemã e eslovena.
Literatura 2018
Vencedora: Olga Tokarczuk
País: Polônia
Contribuição: criação de textos e, até, roteiros que expoem a multiplicidade da vida através da confusão entre realidade e metafísica. Aclamada por crítica e público, possui um tom místico particular. Sua literatura tem um compromisso para com a paz e a manutenção da democracia.
A votação do Nobel de Literatura do ano passado foi adiada após um escândalo sexual envolvendo um dos colegiados, resultando na não revelação do vencedor.
O Nobel da Paz, o prêmio mais aguardado da cerimônia, será anunciado amanhã (11) em Oslo, na Noruega.