Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paraolimpíada

Na véspera da Paraolimpíada, prefeita de Paris volta a nadar no Sena

A limpeza do Sena foi um pilar da candidatura de Paris e um dos principais “legados olímpicos” destacados pelos organizadores

Redação Publicado em 27/08/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nadando nas águas do Rio Sena - Getty Images
Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nadando nas águas do Rio Sena - Getty Images

Na manhã desta terça-feira, 27, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, voltou a nadar no Sena na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos e a poucos dias das primeiras competições de paratriatlo, que começam no domingo. Em um vídeo divulgado hoje em sua conta no Instagram, Anne é vista sorridente e tomando banho sob um céu ensolarado em Paris, acompanhada por várias pessoas na água.

“A partir do próximo ano, nadar no Sena se tornará uma atração imperdível durante o verão parisiense”, disse Hidalgo na legenda que acompanha seu vídeo, reforçando a promessa de tornar o rio adequado para banho público a partir de 2025.

Legado olímpico

Conforme repercutido pelo jornal O Globo, a limpeza do Sena foi um dos principais pilares da candidatura de Paris e um dos principais “legados olímpicos” destacados pelos organizadores. Anne Hidalgo já havia nadado no Sena pela primeira vez em 17 de julho, nove dias antes do início dos Jogos Olímpicos, cumprindo uma promessa feita à imprensa mundial, mais de cem anos após a proibição do banho no rio.

Desde 2016, o Estado e outras administrações públicas investiram 1,4 bilhões de euros (aproximadamente R$ 8,63 bilhões) para viabilizar a prática de mergulho tanto no Sena quanto no Marne, seu principal afluente.

No dia 30 de julho, a prova de triatlo masculino teve que ser adiada em um dia por “motivos de saúde”, devido aos altos níveis de contaminação das águas, especialmente em razão das fortes chuvas. Atletas paralímpicos estarão no Sena para as provas de natação de paratriatlo nos dias 1 e 2 de setembro.