O líquido estava em um vaso de bronze encontrado em uma tumba da Dinastia Han
Ao contrário do que muitos podem imaginar, não é só de descobertas fósseis que um arqueólogo vive. Na província de Henan, no centro da China, por exemplo, os cientistas encontraram uma bebida alcoólica de mais de dois mil anos ao escavarem uma tumba da Dinastia Han.
Segundo o jornal chinês Eastday, o líquido estava dentro de um vaso de bronze, encontrado entre os objetos da tumba de 210 metros quadrados. Com uma cor amarelada e um cheiro que lembra vinho, os cerca de três litros e meio da bebida serão submetidos a experimentos, para identificar seus ingredientes. Por enquanto, nenhuma foto do líquido foi divulgada.
O Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da cidade de Luoyang divulgou que mais vasos de barro e itens de bronze estavam na tumba e que os restos mortais do dono da mesma foram preservados. Além disso, frascos com cachaça de arroz, importantes em rituais na China antiga e frequentemente guardadas em recipientes de bronze, foram encontradas em outros túmulos do período do Han Oeste.