Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astrud Gilberto

Morre, aos 83 anos, Astrud Gilberto, uma das maiores cantoras da bossa nova

O falecimento de Astrud Gilberto, ocorrido na última segunda-feira, 5, foi confirmado por familiares da cantora

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 06/06/2023, às 08h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Astrud Gilberto no ano de 1966 - Wikimedia Commons / Kroon, Ron / Anefo
A cantora Astrud Gilberto no ano de 1966 - Wikimedia Commons / Kroon, Ron / Anefo

Faleceu, na noite de ontem, 5, a cantora brasileira Astrud Gilberto, aos 83 anos de idade. A morte foi comunicada pelas redes sociais da artista e confirmada, mais tarde, por sua neta, Sofia Gilberto.

"Minha vovó Astrud Gilberto fez essa música pra mim, se chama Linda Sofia. Inclusive, ela queria que meu nome fosse Linda Sofia. A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô João Gilberto. Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor."

"Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de 'Garota de Ipanema' e ganhou fama internacional. A música, um hino da bossa nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa. Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da bossa nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações e neste momento temos que celebrar Astrud", escreveu, segundo a revista Quem.

Garota de Ipanema

Astrud, renomada estrela internacional da bossa nova, emprestou sua voz à versão em inglês de "Garota de Ipanema", que se tornou um sucesso global e lhe rendeu o primeiro Grammy concedido a uma cantora brasileira, em 1965.

Segundo o jornal britânico The Independent, a morte de Astrud, que estava afastada dos palcos desde 2002, foi confirmada pelo guitarrista Paul Ricci, que colaborou com ela.

Acabo de falar com o filho [de Astrud], Marcelo, que confirmou que perdemos Gilberto. Ele pediu para postar."

"Ela foi parte importante de TUDO o que se tornou a música brasileira pelo mundo e mudou vidas com sua energia. Descanse em paz, de 'o chefe', como ela me chamava. Obrigado AG", finaliza a mensagem.