Grupo que deixou Cuba no dia 4 de março foi resgatado dois meses depois por pescadores no Golfo do México
Um grupo de quatro migrantes cubanos, todos homens e com idades entre 20 e 50 anos, foi resgatado em estado grave de desnutrição após passar mais de dois meses em uma jangada nas águas do Golfo do México.
Pescadores encontraram os homens nas proximidades da costa de San Fernando, no estado mexicano de Tamaulipas, próximo à fronteira com o Texas.
A embarcação, que estava em condições extremamente precárias, partiu de Cuba no dia 4 de março, tendo Cancún como seu destino final. A jangada, no entanto, acabou sendo levada pelas correntes marítimas, segundo informações da agência de notícias ANSA Brasil.
Conforme relataram médicos de um hospital no México, os cubanos resgatados foram hospitalizados apresentando estado grave de desnutrição e desidratação.
As autoridades mexicanas terão que decidir se irão deportar os migrantes após sua recuperação ou se concederão asilo temporário. A mídia local informou que o grupo era composto por outras quatro pessoas que, infelizmente, faleceram durante a jornada.