Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Masp inaugura novo prédio com exposição do pintor impressionista Renoir

O Masp irá inaugurar seu novo prédio, o Edifício Pietro Maria Bardi, nesta sexta-feira, 28, com a exposição "Renoir no Masp"

Redação Publicado em 26/03/2025, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novo edifício do Masp terá exposição do pintor Pierre-Auguste Renoir - Reprodução/Youtube (@maspmuseu); Wikimedia Commons via Domínio Público
Novo edifício do Masp terá exposição do pintor Pierre-Auguste Renoir - Reprodução/Youtube (@maspmuseu); Wikimedia Commons via Domínio Público

Nesta sexta-feira, 28, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) irá inaugurar seu novo prédio, o Edifício Pietro Maria Bardi, com a exposição "Renoir no Masp". A curadoria, feita por Fernando Oliva, reúne um conjunto único de obras do impressionista francês Pierre-Auguste Renoir.

Serão apresentados pela primeira vez em 23 anos a totalidade das pinturas do artista adquiridas por Pietro Maria Bardi (1900-1999), primeiro diretor artístico do museu. Nos anos 1940, Bardi comprou 11 retratos, uma paisagem e uma escultura de Renoir, quando o pintor estava subvalorizado no mercado de arte internacional.

Entre as obras de destaque está "Rosa e Azul – As Meninas Cahen d'Anvers", de 1881, que se tornou uma das mais populares do acervo do Masp, conforme comunicado divulgado pelo museu. 

pierre
"Rosa e Azul – As Meninas Cahen d'Anvers" (1881), de Pierre-Auguste Renoir/ Reprodução: Wikimedia Commons via Domínio Público

A exposição ocupa o novo anexo do museu, que tem agora 66% mais área expositiva. A mostra também apresenta raras pinturas do filho de Renoir, Jean, e um retrato da Condessa de Pourtalès, uma dama da alta sociedade parisiense.

"O Renoir é o pintor da mulher moderna. Essas mulheres são livres, elas estão nos seus domínios, tanto as ricas quanto as burguesas. São mulheres em posição de poder. Elas estão o tempo todo exibindo os seus atributos de classe, de poder, sejam as roupas, as joias, a residência sempre muito opulenta — a opulência dos tecidos, das cortinas, dos sofás, das cadeiras", disse o curador à Folha de S.Paulo.

Novo edifício

Além da mostra de Renoir, o novo edifício do Masp abriga outras quatro exposições: uma sobre arte africana, outra de arte geométrica, uma sobre a história do próprio museu e um vídeo sobre Lina Bo Bardi (1914-1992), com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

O museu também conta agora com o restaurante A Baianeira, anteriormente no subsolo do prédio original, e uma loja de design ampliada, que mistura peças clássicas com criações de design popular.

Outro destaque da inauguração é a nova identidade visual do Masp, com um logotipo reformulado que une elementos dos dois prédios do museu, o original e o novo, projetado pelos arquitetos Metro. A marca simboliza a continuidade e inovação da instituição.

A exposição "Renoir no Masp" estará aberta ao público de 28 de março a 3 de agosto, no Masp, localizado na Avenida Paulista, 1.510. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, com horários específicos: às terças, das 10h às 20h; quartas e quintas, das 10h às 18h; sextas, das 10h às 21h; e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

O ingresso custa R$ 75, com entrada gratuita às terças-feiras durante todo o dia e às sextas-feiras das 18h às 20h30. Mais informações e ingressos estão disponíveis no link: https://masp.org.br/visite#visit-tickets.