Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Após quase 90 anos, ponteiro de relógio da Universidade de Cambridge retorna

Ponteiros de relógio da Universidade de Cambridge foram roubados em pegadinha dos anos 1930, e um deles retornou recentemente

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 29/03/2025, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ponteiro de relógio roubado há quase 90 anos recém-devolvido - Divulgação/Gonville and Caius College
Ponteiro de relógio roubado há quase 90 anos recém-devolvido - Divulgação/Gonville and Caius College

Na década de 1930, os ponteiros de um relógio da capela da Universidade de Cambridge foram roubados e substituídos por cópias de papelão, por estudantes em uma brincadeira. E recentemente, o ponteiro das horas retornou à universidade, quase 90 anos após a piada.

Os responsáveis pela façanha foram Geoffrey Hunter Baker, um graduado de Cambridge, que era estudante de línguas modernas e se formou em 1937, ano em que fez a brincadeira, e um colega que até hoje não foi identificado. A dupla pegou os ponteiros do relógio do Gonville & Caius College, e os substituíram por cópias de papelão que "funcionaram muito bem até chover", conta Trixie Baker ao The Guardian.

Trixie, por sua vez, é filha de Geoffrey, e herdou o ponteiro do pai após a morte dele em 1999, aos 83 anos. Na época que a pegadinha foi descoberta, a faculdade simplesmente substituiu os ponteiros e, até agora, o episódio era um completo mistério. E assim como a identidade do colega de Geoffrey, o paradeiro do ponteiro dos minutos segue desconhecido.

Brincadeiras do passado

Trixie devolveu o ponteiro das horas em uma visita no final do ano passado, e agora o ponteiro está nos arquivos da faculdade, junto a outras lembranças e histórias de pegadinhas entre estudantes. "Fiquei muito feliz em receber Trixie na faculdade e receber o ponteiro do relógio", disse o arquivista da faculdade, James Cox.

Aprender sobre as escapadas dos alunos faz parte da longa e variada história da faculdade. Embora não incentivemos os alunos a participar dessas brincadeiras, fico feliz em saber delas anos depois, quando ninguém se machucou e nenhum dano permanente foi causado — e eles se formaram", complementa Cox.

Sendo esta uma das faculdades mais antigas do Reino Unido, de fato, o histórico de pegadinhas é bastante longo. Por exemplo, em 1958 alguns estudantes de engenharia conseguiram colocar uma van Austin Seven no telhado do Senate House, o edifício cerimonial da Universidade de Cambridge, onde ocorrem as cerimônias de formatura.

Ainda antes disso, em 1921, alunos da Gonville & Caius também chamaram atenção ao remover uma peça de artilharia alemã de uma praça próxima, e exibiram-na no Caius Court.