Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / MASP

77 anos de MASP: Veja como foi a inauguração do icônico museu de São Paulo

Museu de Arte de São Paulo comemora 77 anos de inauguração nesta quarta, 2; Saiba mais sobre a história por trás do símbolo paulistano

Redação Publicado em 02/10/2024, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Museu de Arte de São Paulo. - Getty Images
O Museu de Arte de São Paulo. - Getty Images

A capital paulista está em festa neste 2 de outubro. Hoje, o MASP, Museu de Arte de São Paulo, comemora 77 anos de existência. O prédio, conhecido pela arquitetura marcante e por seu famoso vão-livre, esconde muitas histórias ao longo de quase 8 décadas de mostras e exposições.

Inaugurado em 1947, o MASP contou com investimento e idealização do empresário Assis Chateaubriand e de Pietro Maria Bardi. Ao contrário do que muitos pensam, o icônico edifício da Avenida Paulista não foi a primeira sede do museu, localizado inicialmente na Rua 7 de Abril.

Pietro Bardi e Chateaubriand em discurso de inauguração do MASP, 1947 - Arquivo do MASP

Só em 1968 o MASP mudou de endereço. À época, Lina Bo Bardi, renomada arquiteta e expoente do modernismo brasileiro na área, projetou um grande prédio horizontal e suspenso, sustentado apenas por duas colunas de concreto. O design do museu foi inspirado no modelo arquitetônico de Bauhaus.

+ Masp: Início de restauração é marcado por pilares cinzas e vão-livre fechado

Dentro do MASP, as obras ficam expostas em quadros inseridos em frames transparentes, o que dá a impressão que eles flutuam no ambiente. Os expositórios também foram ideia da própria Lina, que pretendia criar um espaço livre em que os visitantes pudessem ter um contato próximo com as obras, sem interromper sua circulação. Bo Bardi também ficou conhecida por projetar o edifício do SESC Pompeia.

Lina Bo Bardi - Wikimedia Commons

Atualmente

Desde então, segundo a 'Revista Oeste', o MASP já recebeu centenas de exposições e mostras de Arte Moderna e conta com um acervo fixo de mais de 11 mil obras, que incluem pinturas, fotografias e esculturas. O vão-livre do prédio já foi palco de diversas manifestações políticas.

Atualmente, o edifício passa por obras de restauração, mas continua em funcionamento. O museu abre às terças, de 10h às 20h, com entrada gratuita, e de quarta a domingo, das 10 às 18h, com inteira a R$ 70 e meia-entrada a R$ 35.