O aeroporto de Miyazaki foi interditado após explosão de artefato não detonado; apesar do caos aéreo, não houveram feridos
Uma bomba americana de 250 kg, enterrada desde a Segunda Guerra Mundial, explodiu nesta terça-feira, 1, no Aeroporto de Miyazaki, no Japão, causando pânico e interrupção das operações aéreas. Felizmente, não houve feridos.
A explosão, que ocorreu por volta das 8h no horário local (20h no horário de Brasília), foi ouvida por operadores de voo e rapidamente seguida por uma coluna de fumaça. Um avião se aproximava do local da explosão no momento do incidente, enquanto outro, com 93 passageiros a bordo, havia decolado pouco antes. Nenhuma das aeronaves foi atingida.
A força da explosão abriu um cratera de 7 metros de comprimento por 1 metro de profundidade e espalhou fragmentos de asfalto por cerca de 200 metros. Mais de 80 voos foram cancelados e a pista ficou interditada por mais de 11 horas, sendo reaberta apenas no final da tarde.
Segundo o UOL, o Aeroporto de Miyazaki, que era uma base militar japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, abrigava aviões kamikaze. Estima-se que centenas de toneladas de explosivos permaneçam escondidas em diversas regiões do país.