Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Mais de 20 morrem após consumo de bebida alcoólica adulterada na Turquia

Em menos de 48 horas, 23 pessoas morrem e mais de 30 foram deixadas sob cuidados em Istambul, na Turquia, após consumo de bebida alcoólica adulterada

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 16/01/2025, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa com garrafas de bebidas alcoólicas - Imagem de Pixabay
Imagem ilustrativa com garrafas de bebidas alcoólicas - Imagem de Pixabay

Nesta semana, uma tragédia foi registrada em Istambul, na Turquia. Isso porque 23 pessoas morreram em menos de 48 horas, enquanto outras mais de 30 foram colocadas sob cuidados médicos intensivos, após consumirem bebida alcoólica adulterada.

A informação foi divulgada pelas autoridades da cidade turca na quarta-feira, 15. Desde a segunda-feira, 13, havia um balanço de apenas 19 mortos por ingestão de álcool adulterado, mas o número subiu nos últimos dias.

A intoxicação descrita, por sua vez, ocorreu após a ingestão de metanol, um composto industrial diferente do etanol, que foi identificado em bebidas. Infelizmente, episódios do tipo vem se tornando cada vez mais comuns na Turquia, depois que a produção clandestina se intensificou no país.

Problemas com álcool

Somente no ano passado, 48 mortes semelhantes ao caso recente foram confirmadas em Istambul. A produção de bebidas alcoólicas que podem causar intoxicação são reflexo direto da dificuldade de fiscalizar a produção ilegal, que se intensificou depois que foram aumentados os impostos sobre bebidas alcoólicas na Turquia.

Após as mortes recentes, o governador da megalópole anunciou que foram revogadas as licenças de 63 empresas que vendiam álcool contrabandeado. Por medidas como essa, donos de lojas especializadas e autorizadas acusam o governo de ser, de certa forma, responsável pelas mortes por intoxicação, que aumentaram em paralelo com as taxas de produção deste tipo de produto.

Vale mencionar ainda que as medidas contra as bebidas alcoólicas na Turquia são reforçadas principalmente sob o governo do atual presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, um muçulmano que muitos acusam de tentar islamizar a sociedade. Durante seu governo, sempre foi um crítico ferrenho ao consumo de álcool e tabaco, segundo o g1.

Leia também:Fiji: Turistas sofrem intoxicação após consumir coquetéis em resort de luxo