Nesta quinta-feira, Vaticano informou acidente doméstico sofrido pelo pontífice, que preocupa católicos de todo o mundo; entenda!
Publicado em 16/01/2025, às 10h35
Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, o Vaticano informou em comunicado que o papa Francisco sofreu uma queda em sua residência, e acabou machucando o antebraço direito; felizmente, sem sofrer nenhuma fratura.
O acidente em questão preocupa católicos de todo o mundo, tendo em vista a idade avançada do pontífice, que completou 88 anos em dezembro, e outras questões de saúde preocupantes que enfrentou nos últimos anos.
Esta manhã, devido a uma queda na casa de Santa Marta, o Papa Francisco sofreu uma contusão no antebraço direito, sem fraturas. O braço foi imobilizado como medida de precaução", informou o comunicado do Vaticano.
Comandando a Igreja Católicadesde 2013, o papa Francisco lidera mais de 1,4 bilhão de membros, sendo responsável por uma série de mudanças na estrutura religiosa na última década, sendo sucessor de Bento XVI, que de maneira inusitada não abandonou o cargo com sua morte, mas sim o renunciou, além de ter feito declarações bastante diferentes de seus antecessores em questões como homossexualidade na igreja, e buscando resgatar a simplicidade nas tradições.
Frequentemente, o papa Francisco é visto usando uma bengala ou uma cadeira de rodas para se locomover, devido a uma série de dores que sente no joelho e nas costas, o que preocupa os católicos quanto a sua condição de saúde. Além disso, vale destacar que, no mês passado, o pontífice sofreu outra queda, após escorregar ao sair da cama, que o fez bater o queixo na mesa de cabeceira.
Conforme repercute a CNN Brasil, o papa também sofreu com gripe — inclusive, na última semana, um assessor leu um importante discurso em seu lugar por conta de um resfriado — e outros problemas de saúde mais simples várias vezes, em especial nos últimos dois anos.
Em 2021, o papa argentino passou por uma cirurgia para tratar de uma condição bastante dolorosa chamada diverticulite, uma inflamação nas bolsas que se formam na parede do intestino grosso. E em 2023, teve outra cirurgia, desta vez para reparar uma hérnia.
Apesar das questões de saúde, em uma autobiografia publicada na última terça-feira, 14, Francisco minimizou quaisquer preocupações sobre sua saúde, e descartou a possibilidade de renunciar, assim como Bento XVI: "Estou bem", escreveu. "A igreja é governada usando a cabeça e o coração, não as pernas".
Leia também:Papa Francisco recebeu de Bento XVI uma 'caixa branca' com escândalos da Igreja