Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Venezuela

Maduro antecipa Natal na Venezuela para 1º de outubro "em homenagem ao povo"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o Natal no país será antecipado para o dia 1º de outubro "em homenagem ao povo combativo"

Luiza Lopes Publicado em 03/09/2024, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - Getty Images
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - Getty Images

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou em uma apresentação no canal oficialista Globo Visión que o Natal no país será antecipado para o dia 1º de outubro.

A decisão foi interpretada localmente como uma tentativa de desviar a atenção em meio à crescente pressão internacional devido ao contestado resultado da eleição presidencial de 28 de julho, na qual Maduro foi declarado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para um terceiro mandato de seis anos.

"É setembro e já cheira a Natal, e por isso, este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro; chegou o Natal com paz, felicidade e segurança", declarou o presidente, sob aplausos da audiência. Ele enfatizou que "o Natal começa em 1º de outubro".

Natal antecipado

Não é a primeira vez que Maduro antecipa a celebração natalina na Venezuela. Em 2020, em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19, o presidente decretou o início das festividades no dia 15 de outubro, numa manobra vista como uma tentativa de desviar o foco dos graves problemas enfrentados pelo país.

No ano seguinte, Maduro voltou a antecipar o Natal, anunciando a chegada da festa ao Palácio de Miraflores em 4 de outubro, compartilhando nas redes sociais imagens da decoração natalina, incluindo luzes, árvores e enfeites.

"Aqui na Venezuela, o Natal começa em outubro", afirmou em um vídeo ao lado de sua esposa, Cilia Flores. "Vamos ter um Natal feliz, brilhante, cheio de luzes e cores", concluiu.